People who are different change the world

10/07/2011

Cherovia ou as "cenouras brancas"

Cherovia Pastinaca Sativa

Mas e o que é a Cherovia? A cherovia é uma raiz que tem a forma de uma cenoura e a cor do nabo. O seu sabor é uma mistura única e extremamente agradável de ambos os legumes. A cherovia, chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa) é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida e com sabor mais intenso do que esta. O cultivo remonta a tempos antigos na Eurásia: antes do uso da batata, a cherovia ocupava o seu lugar. Em Portugal, é cultivada na região da Serra da Estrela. Foi identificada cientificamente em 1837. Na Covilhã acontece regularmente um Festival dedicado a este tubérculo exótico desde 2008.
E como cozinhar a cherovia? Dadas as suas características, devem ser cozidas em água e sal e cortadas em fatias finas, no sentido longitudinal, temperando-se com sal e sumo de limão. Em seguida, passam-se por um polme, feito com ovo e farinha, fritas em azeite ou óleo e servem-se.

Já por várias vezes páro no mercado a olhar para estas insólitas e grandes"cenouras" deslavadas e pergunto-me o que serão e a que saberão? Mistério desvendado, amanhã saltam para a panela da sopa do meu Pku e  também hei-de experimentar fazer em puré para acompanhamento e de futuro albardá-las à moda da Beira. Já experimentaram? 
Na Tabela para PKU:
Cherívia crua 1 Parte = 43grs

1 comentário:

  1. Também já me tinha questionado sobre o que é que se poderia fazer com este legume tão enigmático! Vou começar por experimentar na sopa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar