People who are different change the world

26/02/2010

Serviço de Metabólicas de Santa Maria

Acabo de chegar da consulta de rotina de Santa Maria. Ao fim de um ano e dois meses com consultas regulares no Serviço de Metabólicas, o meu Pku era acompanhado pela Drª. Margarida L.A. , uma médica experiente e muito focada, que costumava fazer par com o Dr. Raúl M., um médico mais novo e óbviamente com menos traquejo. As consultas que no início eram bastante stressantes para nós pais, com esta dupla tão equilibrada, simpática e mesmo divertida, transformaram-se num tempo quase alegre. Sair da sala de tratamento com o bebé quase sempre em lágrimas e passar para a consulta onde esta dupla com características pessoais invulgarmente cativantes, nos recebia com um grande sorriso e gestos carinhosos para o bebé, foi sempre muito bom. Para não falar da confiança que ao fim de algum tempo se estabeleceu entre nós e estes médicos. No final do ano, sem percebermos muito bem porquê, deixámos de encontrar a Drª. Margarida, e passámos a encontrar a Drª. Sara, médica também muito simpática e com experiência nas metabólicas.  Na verdade gostei muito dos três cada qual com o seu estilo particular, a notícia da saída dos três médicos que costumam acompanhar o meu filho entristece-me bastante e revolta-me também. Ao que parece vão sair os três para o mesmo hospital privado, pois o SNS não lhes ferece condições comparáveis aquelas que vão ter no privado. E o pior, é que para além da Chefe de serviço não vai sobrar um médico com experiência em Metabólicas. 
Estou em choque, e não é para menos.

1 comentário:

  1. Olá Sofia. De facto, estou em choque igualmente mas ao mesmo tempo, completamente incrédula. Quem vai cuidar dos nossos filhos, tão raros que ninguém quer saber deles. sabes, é isso que eu sinto. Que fui abandonada por aqueles em quem sempre confiei para tratarem do meu bébe. Não consigo deixar de me cairem as lagrimas, quando penso nesta injustiça. Niguem tem o direito de os obrigar a ficar onde não têm condições, mas será que (e desculpem a minha inocência) eles não pensaram nem por um bocadinho nestas crianças que ficam sem acompanhamento suficiente. Eu sei que fica a Chefe da equipa, mas como poderá ela sozinha cumprir com todas as responsabilidades de casos tão raros. Como? Como é que isto foi possível acontecer? Estou muito triste e assustada. Não consigo acreditar.... Desculpem, mas isto é demais para alguém que sofre todos os dias à espera de uma consulta que vai ditar o futuro destes doentes. Cada consulta é um futuro diferente que permite, ou não,a continuidade de uma dieta melhor.... ou n! Para mim, aqueles médicos eram da minha inteira confiança, especialmente a Dra Margarida e o Dr Raul, este último que conhece o meu Diogo desde o primeiro dia de vida e foi ele que fez a nota de alta do meu filho ao fim de quase dois meses de vida para vir conhecer a casa dele. Enfim,..... desculpem, mas está a ser muito dificil para mim entender. Não consigo deixar de chorar só de pensar. Beijinhos para todos e força! E Obrigada a todos pelos bons momentos que nós (pais) temos passado aos bocadinhos :)
    Bárbara.

    ResponderEliminar