O meu mercado favorito |
Uma colher de sopa de ervilhas pode parecer um tudo nada insignificante para motivar um post, mas no meu caso pode ser motivo para uma alegria esfuziante ou ser a boa notícia da época. É verdade, na última consulta de metabólicas, saí do Hospital de Santa Maria com o coração aos pulos de alegria pela possibilidade de poder começar a introduzir um alimento novo no Plano Alimentar do meu filho. A boa notícia do ano nas metabólicas, é que em sequência dos testes e exames para o Kuvan, a dificuldade generalizada que as equipas médicas encontraram para fazer subir os niveis de fenilalanina na comunidade, levou a pensar que se poderia alargar um pouco os limites da restrição dos PA e se poderia começar a introduzir com conta e medida, algumas novidades. Is to colocado de uma forma simplificada, claro está!
O meu passo seguinte foi ir na primeira oportunidade, até ao mercado de Cascais, comprar um saco de ervilhas frescas da época. Em vagem, para podermos os dois, Mãe e filho,partilhar do ritual ancestral de abrir as vagens e retirar os frutinhos verdes e redondos, momentos para mais tarde recordar, como eu me recordo de as ir apanhar à horta da casa da minha avó e descascá-las na cozinha em amena cavaqueira de avó e netas.
E assim fiz, um arroz (hipo) verdadeiramente primaveril, com açafrão na água de cozedura, pimentos vermelhos italianos,cenoura às rodelas e les petits pois a animar a festa.
Tenho a dizer que o João comeu dose dupla, neste jantar de estreia. O tachinho de arroz que faço geralmente para duas refeições foi devorado de uma só vez.
Também tenho a reportar que nessa semana as ervilhas foram aparecendo sucessivamente no prato do João, e que para tristeza minha, na semana seguinte quando fizemos as análises, os resultados estavam acima do que seria desejável. Que recebi um telefonema preocupado do HSM e que nesse mesmo dia pus as ervilhas de lado. Até agora, um mês passado, em que os valores já normalizaram e eu voltei à carga com elas!
Nós Mães, não desistimos nunca das nossas pequenas conquistas, nem que tenham o tamanho enorme de uma ervilha.
Um abraço forte
Nós Mães, não desistimos nunca das nossas pequenas conquistas, nem que tenham o tamanho enorme de uma ervilha.
Um abraço forte
Na tabela francesa Petits Pois uma Parte= 10gr (frutos frescos)