Já há muito tempo que andava para experimentar a Jaca, que é um fruto de origem asiática, rico em vitamina A, postássio e cálcio. A informação nutricional do fruto pode ser consultada em http://www.nutritionvalue.org/Jackfruit%2C_raw_nutritional_value.html
Mas o que é mais interessante é que este fruto, quando está verde, é muito utilizado por vegetarianos e veganos, especialmente nos Estados Unidos, para simular pratos de carne e até mesmo de peixe, com temperos vários.
Este fim de semana, criei coragem e avancei para mais uma experiência culinária, desta vez com um fruto exótico :) Questiono-me agora porque esperei tanto tempo...
Para esta receita deve ser utilizada jaca verde enlatada em salmoura. Comprei a lata de jaca que mostro na foto no supermercado Chen, no Martim Moniz, em Lisboa, e julgo que se poderá encontrar também em lojas de produtos asiáticos ou em lojas online (a Amazon tem).
Comecei por fazer esta receita que é mais simples, até porque não estava ainda familiarizada com o fruto, mas já ando com mais algumas ideias em mente, até porque como o fruto verde não tem sabor, podemos temperar como quisermos.
Jaca com molho barbecue
1 lata de jaca verde em salmoura
2 colheres de sopa bem cheias de molho barbecue (usei o da marca Paladin - ver foto acima)
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho
sal a gosto
azeite
1 colher de sopa de manteiga.
Comece por preparar a jaca, retirando os pedaços da lata e descartando o liquido.
Demolhe a jaca pelo menos três vezes para sair o sabor da salmoura.
Pedaços de jaca de molho |
Na mão as partes do frutos para descartar - o centro e as sementes. No prato jaca em pedaços |
Desfie a jaca em pedaços mais pequenos e verifique se ainda tem mais alguma semente pequena. Demolhe novamente e esprema bem o fruto para retirar a maior parte da água.
Jaca desfiada |
Quando estiver dourado junte as duas colheres do molho barbecue, uma pitada de sal e meia chávena de água e deixe refogar mexendo sempre mais uns 15 minutos, juntando mais água à medida que esta vai evaporando, até apurar.
O resultado final é o da 1ª foto. O fruto fica tenro e bem desfiado mas não mole e é muito saboroso.
O Vasco gostou muito e eu também adorei.
Espero que experimentem, porque vale mesmo a pena.
Beijinhos
Paula Viegas
Querida Chef,
ResponderEliminarVou experimentar com certeza. Só tenho que descer ali ao Martim Monix atrás da Jaca! Será que também se encontra em supermercados do Brasil? E fresca também deve ser um experiência a fazer.
Beijinhos e abraços
Sophie
Sofia, acho que em supermercados do Brasil não deve haver. E se encontrares fresca vais assustar-te porque é um fruto enorme. O fruto não pode estar maduro senão não dá para fazer receitas salgadas porque é doce. Bjs
EliminarPaula vai ser a receita que vou fazer para o jantar de Natal com a família este fim de semana :) depois conto-te como correu. Beijinhos
ResponderEliminar