People who are different change the world

24/10/2014

A última lancheira da semana


A ementa da escola para sexta feira é: Sopa de espinafres, arroz de carnes à salsicheiro e salada. De sobremesa: mousse de chocolate.
A ementa do Vasco: Sopa de espinafes, risotto de cogumelos e salada de alface. De sobremesa creme de chocolate. Este creme de chocolate comprei no supermercado americano Liberty. Tem <1g de proteina por embalagem e só uso muito esporadicamente. O Vasco adora este creme e é mesmo muito bom.

E para o lanche: Hoje é leite e pão com fiambre, ou queijo, ou doce.
Para o Vasco: Leite especial e um pãozinho com manteiga.
Obrigada por todas as mensagens que me enviaram relativas à questão do iogurte de ontem. É tão bom ter o vosso apoio!
Brevemente volto com mais lancheiras.
Beijinhos
Paula Viegas 

23/10/2014

A lancheira na quinta feira


A ementa da escola para quinta feira é: Sopa de grelos, carne de porco à portuguesa com batata salteada e salada. De sobremesa: fruta da época.
A ementa do Vasco: Canja (com massa hipoproteica). Batata comum e doce e cenoura salteadas com salsichas de beterraba em pedaços, acompanhada de tomatinhos cereja. De sobremesa a fruta fornecida pela escola (não sei qual é a de hoje).

E para o lanche: Estava absolutamente convencida que na escola ao lanche é sempre leite (e pão com fiambre, ou queijo, ou doce), todavia ontem a auxiliar da sala do Vasco perguntou-me se não teria um iogurte para ele, porque à terça e à quinta é dado iogurte e o Vasco olha muito para os iogurtes e às vezes é difícil que ele beba o leite. Eu já conheço o fascinio que este meu filho tem pelos iogurtes e tive de responder que não, mas que iria tentar descobrir algo similar...
Estou a autoflagelar-me mentalmente até agora por não saber desta questão do iogurte e por não ter uma alternativa à altura. Raios!
Tenho de encontrar uma receita de iogurte que ele goste, já que neste país não se consegue encontrar um iogurte de base vegetal que não seja de soja. Alguém tens sugestões, ideias, conselhos, o que seja?
Para o Vasco: O que tem de ser tem muita força: leite especial e um pãozinho com manteiga.

Amanhã volto com a última lancheira da semana.
Beijinhos
Paula Viegas

22/10/2014

A lancheira do Vasco na quarta feira


E para quarta feira a ementa da escola é: Sopa de alho francês, peixe com batata cozida e salada. De sobremesa: fruta da época.
A ementa do Vasco: Creme de coentros com alho francês. O Vasco não gosta lá muito de comer batata cozida com legumes (o que eu compreendo perfeitamente), então perguntei-lhe se para o almoço queria levar igual aos outros meninos ou então massa penne com molho de queijo, que sobrou do jantar, ao que me respondeu que queria a massa porque "mãe eu não gosto de batata cozida e a massa tava tão boa".
E assim foi escolhido o prato principal: penne com molho de queijo, complementada com uns tomatinhos cereja. De sobremesa a fruta fornecida pela escola (não sei qual é a de hoje).

E para o lanche: Habitualmente na escola o lanche é pão com fiambre, ou queijo, ou doce e leite.
Para o Vasco: Leite especial e duas tostadas com manteiga, porque ele adora tostadas.

Até amanhã!
Beijinhos
Paula Viegas

21/10/2014

A lancheira de terça feira do Vasco



E para terça feira a ementa da escola é: Sopa juliana, filetes dourados com arroz de cenoura e salada. De sobremesa: fruta da época.
A ementa do Vasco: O Vasco levou novamente creme de espinafres, arroz de cenoura, douradinhos (apesar do que mostra a foto garanto que não "carbonizei" os douradinhos) e cenoura ralada.
De sobremesa o Vasco come a fruta fornecida pela escola (não sei qual é a de hoje).

Dica para um arroz de cenoura rápido: Para o jantar de ontem fiz arroz hipo branco. Para fazer o arroz de cenoura teria de fazer outra receita à parte, com o refogado e a cenoura e etc. e sinceramente o tempo não dá para tudo. Então lembrei-me de ralar cenoura e assim que o arroz cozeu, separei uma dose e juntei um bocadinho de manteiga e uma colher de sopa da cenoura ralada. Como a cenoura estava bem "fininha" e o arroz bem quente este "coze" a cenoura e fica tudo harmonioso e delicioso. Mais um truque eheheheheh :)
E para o lanche: Habitualmente na escola o lanche é pão com fiambre, ou queijo, ou doce e leite.
Para o Vasco: Leite especial e um caracol de canela. Uma experiência que fiz no fim de semana que não entusiasmou particularmente o Vasco. Todavia lembrei-me de mandar para a escola para ver se ele muda de ideias (disse-me que não gosta de canela o diabrete, quando ele devora as minhas areias mergulhadas em canela).

Até amanhã! 
Beijinhos
Paula Viegas

20/10/2014

Regresso às aulas e ... às lancheiras!

Com o regresso às aulas regressamos nós, mães e pais, à preparação das lancheiras dos nossos pequenos.
Desde as últimas lancheiras o Vasco já fez mais um aninho, mudou de escola e já tem uma palavra a dizer naquilo que quer comer (embora não vinculativa :) )
A minha atitude relativamente às lancheiras também mudou um pouco, regral geral faço uma adaptação do prato principal da escola, quando seja viável, caso contrário a ementa dele é diferente, e às vezes é ele que escolhe que seja diferente.
Esta semana vou mostrar as lancheiras do Vasco e comecemos então pela de hoje:
A ementa da escola hoje é: Sopa de feijão verde, massa carbonara com cogumelos, fiambre e bacon e salada. De sobremesa: fruta da época.
A ementa do Vasco: Continuo a não fazer adaptações das sopas. O Vasco levou creme de espinafres. Fiz uma carbonara improvisada. Cozi esparguete e salteei 1 cogumelo pequeno em alho e azeite. Depois de salteado juntei uma colher de sopa de natas Parmalat com cogumelos porcini e um bocadinho da água de cozer a massa. Misturei o molho na massa e voilá. Complementei com uns tomatinhos cereja (nunca sei qual a salada da ementa portando envio aquilo que tenho). De sobremesa o Vasco come a fruta fornecida pela escola (não sei qual é a de hoje).
E para o lanche: Habitualmente na escola o lanche é pão com fiambre, ou queijo, ou doce e leite.
Para o Vasco: Leite especial e um pãozinho com creme de chocolate para barrar (marca Continente), que ele adora.
Amanhã volto com mais uma lancheira!
Beijinhos
Paula Viegas

12/10/2014

Outubro, o tempo das Castanhas

o fruto desejado
Foi ontem ao passarmos no Largo do Chiado, que o João me pediu, este ano pela primeira vez, "Mãe, Castanhas, por favor!" E assim foi, comprei um pacotinho com meia dúzia, por causa das tosses, e dividimos irmãmente o delicioso conteúdo. Quero eu dizer, o João comeu 3 castanhas médias o que pesado sem casca, dará aproximadamente 25g.
Muito a propósito deste tema, uma das nossas queridas dietistas do Serviço do HSM, a Drª. Inês Asseiceira, teve a amabilidade de me enviar a  informação nutricional sobre este fruto maravilhoso do Outono que é a Castanha Europeia, e assim temos que:

Composição nutricional da castanha (europeia, assada) por porção (143g)
E: 350kcal
P: 4.5g
HC: 75.7g
G: 3.1g
phe: 192 mg

Assim uma parte de castanha (20mg de phe) corresponde a 14g de castanha. 
Em média uma castanha crua com casca pesa 18g e uma castanha cozida com casca pesa 10g

1 - Castanha assada com sal na Tabela do INSA
Proteína: 3,5mg/100gr
Rica em Hidratos de carbono, Vitamina A, Vitamina C, carotenos, e em minerais.

Ontem o João comeu "as partes da fruta" do jantar num lanche inesperado e delicioso na rua. Não resistimos ao perfume outonal dos assadores de castanhas na rua e com uma gestão do Plano Alimentar aberta, elástica, estica aqui, encolhe ali, conseguimos integrar alguns extras que à primeira vista, poderiam ser simplesmente excluídos.  É claro que, o João tem estado nas últimas semanas com os valores dos doseamentos bons, porque de outra forma eu não permitiria esta pequena incursão por territórios tão restritos. 
Viva o Outono! Vivam as castanhas assadas de rua! E um grande bem haja à Dra. Inês Asseiceira!

03/10/2014

A Escola Primária, o pequeno almoço Pku

À saída da escola
O primeiro mês de escola está quase completo e as novas rotinas já estão instaladas, três vezes ao dia subo ao Castelo e apesar do dia cortado ao meio, não consigo já imaginar-me sem aquela hora de almoço passada no meio das criancinhas, partilhando os braços com as funcionárias do refeitório que me recebem de cara aberta, sorrisos francos e piada fácil. Também acho difícil libertar-me do alegre convívio dos pequeninos que são realmente adoráveis, criativos e espontâneos. Enquanto falam comigo com ar inocente, vão dando pontapés uns aos outros por debaixo da mesa, comem o papel dos individuais, fazem trinta por uma linha! As meninas falam-me da Princesa Sofia e eu chamo-as de princesas também. Ganham-se cumplicidades, o João na segunda semana começa a demonstrar o seu mau feitio à refeição, acha sempre que eu lhe envio uma enorme quantidade de comida, a sopa está sempre muito quente, o arroz é dramático, não suporta o cheiro da comida dos outros até ficar sentado quase de costas à mesa e em grande aflição, é pastelão, tem ataques de tosse (propositados ou não!) é difícil! 
Eu queria ir-me libertando devagarinho, começar a não ir um ou dois dias por semana, mas sinto-me bastante agarrada, a tosse do João preocupa-me sempre, come mal e se forçado, vomita, o que bem sabemos que é a pior das piores opções.
E as cenas da alimentação começam logo ao pequeno almoço, levanto o João sempre com o tempo necessário para ele poder tomar descansadamente o pequeno almoço, 20 ou 30 minutos para uma caneca normal com a mistura do "leite" com aminoácidos morno e umas colheres de papa de forma a que fique rala para poder ser bebida sem dificuldades. O tempo nunca é suficiente para que tenhamos sossego, acabo sempre por me irritar, até que comece a tomar o leite, são só problemas, está muito cheia! está muito quente! entrou uma abelha na cozinha, quer contar-me histórias, chora se insisto com ele, tosse, não sei se já sabe que eu modero logo a atitude quando começam as tosses. Investiga a lancheira da escola, refila com a barrinha dos aminoácidos, "detesto!", é a vida, tem que ser. Só relaxamos quando nos pomos da porta para fora.

Aqui deixo a pergunta, Mamãs Pkus, quais são os vossos truques e estratégias para que o pequeno almoço corra bem, com tranquilidade? E com a dose de aminoácidos toda tomada, claro, esta é uma questão imprescindível.