People who are different change the world

17/07/2013

A Excursão ao Mercado da Ribeira foi assim.


A Nave principal do mercado, a outra nave gémea está (infelizmente) quase ao abandono! 
Também temos...pipino de Portugal!
Uma montra notável! Tupinambos franceses e de Jerusalém, maracujás, malaguetas, batatas doce Vitelotte, funcho
A Chef Paula a apreciar os Tupinambos de Jerusalém
O feijão verde de rolinho
As batatas Vitelotte, negras por fora e violetas no interior
Tomatinhos xuxa de rama, perfumadíssimos!
Uma princesa Pku cor de rosa a iluminar os nossos corações de manteiga.
Café no Cacau da Ribeira (dos velhos tempos!)
Pontuação do Mercado

Qualidade dos produtos : Excelente 5 Pontos
Apresentação: Média /Boa 4 Pontos
Quantidade: Boa 4/5 Pontos
Preço: Médio/Caro 3/4 Pontos
Lugar: Maravilhoso e decadente 5 Pontos
Café: Carismático mas com péssima esplanada 3/4 Pontos

Esteve uma manhã fosca e estranhamente a prometer chuva neste Sábado do meio de Julho e eu, a Paula e a Joana encontrámos-nos no interior do Mercado da Ribeira como combinado. As criaturas pequenas desta vez eram muito mais, porque se nós andamos com elas sempre atrás a Joana traz sempre a família alargada com ela! O que é absolutamente maravilhoso, andar com os filhos, as irmãs e sobrinhos sempre atrás, faz a festa! O café desta vez foi no Cacau da Ribeira, (meu Deus, são estas coisas que me fazem ver a passagem do tempo, nenhuma das "miúdas" conhecia as madrugadas do Cacau!) com o seu ambiente característico, uma miscelânea de gente do mercado com muito barulho e confusão. São assim os Mercados!
Entre voltas e voltinhas e muita conversa com as crianças a darem muito trabalho, agarradas ás nossa pernas, em corridas pelos corredores ou a desarrumar as montras, trouxemos os sacos cheios de legumes e frutas maravilhosa e mesmo raras de se ver. As batatinhas vitelotte para experimentar, com uma cor fascinantemente negra foram " a descoberta"! Os tomatinhos xuxa ainda agarrados à rama e perfumadíssimos, que desapareceram enquanto o diabo esfregou um olho, alfaces francesas, cogumelos marrons, um ramo de lúcia lima para matar saudades da minha Beira, maracujás para matar saudades das ilhas e foram a fruta /sobremesa do almoço de Sábado, abertos ao meio e comidos à colher com açúcar são verdadeira maravilha ou não sejam também chamados os frutos de la passion! Uma coisa que também aprecio muitíssimo nos mercados tradicionais é a cortesia das vendedoras que oferecem sempre os raminhos de ervas aromáticas que tanta alegria nos dão, salsa, coentros e hortelã dão o toque final na cozinha. E ainda falta a fotografia das maçarocas de milho que eu adoro, cozidas e com manteiga a derreter. As uvas brancas Vale da Rosa, sem grainha também vieram para alegria de todos lá em casa, que foram as primeiras que vi este ano. Foi muito bom, mas desta vez acho que ainda ficou muito por ver, porque esta Ribeira tem muito para ver e descobrir e uma manhã não chega. Eu volta e meia estou lá caída porque adoro este mercado.Estão sempre convidados a juntar-se a nós nesta descoberta partilhada, é só trazerem um cesta, ténis ou calçado confortável e boa disposição.

Obrigada Paula, obrigada José Pedro, obrigada Joana e Mariana! Foi muito bom e as conversas parecem nunca ter fim, os miúdos dão gosto ver de tão giros e alegres! Para o mês que vem, há mais!

7 comentários:

  1. Belas fotos e ótima reportagem Sofia! A princesa pku fez as minhas delicias a remexer em tudo o que estava ao alcance da mão (parabéns Joana)! Adorei o mercado da Ribeira que não visitava há anos e que tem tanto para descobrir.
    Venha de lá o próximo mercado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Viva Paula,
    Eu também adoro este mercado do qual venho sempre carregada de básicos maravilhosos e de algumas novidades verdadeiramente exóticas. As minhas saladas e fruta no fim de semana foram um verdadeiro sucesso. E ainda me falta atacar as Vitelottes o que estou mortinha por fazer e com altas expectativas!
    Vamos agendar o Mercado Municipal de Cascais lá para meados de Agosto?
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Ola Chefonas!

    Confesso que não me lembro a ultima vez que fui a um mercado ;( Sem dúvida um programa a repetir…
    Adorei esta manhã, fazer um programa diferente e divertido, que bom. E estar com boa companhia como vocês é sempre ótimo. Obrigada pela descrição da minha Luzinha, realmente ela adorou, mexeu em tudo, Quem não deve ter gostado muito da minha ida ao mercado foram os comerciantes, desde ela a mexer e o Francisco a atirar limoes para o ar e nós muito descontraídas a falar, não sei o que foi pior lol.
    A minha irmã adorou vir, sem duvida o braço direito da minha vida, sempre comigo em todos os momentos, mesmo aqueles que julgo não estar la, ouviste bem monguinha. 
    Mas uma coisa que adorei, até comentei com o João, foi estar com crianças que comiam o mesmo que a minha filha. Quando a Paula tirou as bolachas e deu uma ao teu filho, Sofia, eu senti uma sensação boa. Tipo: “que giro alguém como o mesmo que a minha Luzinha, que bom” ;)
    Todos os dias um passo em frente ;)

    Mil beijos

    ResponderEliminar
  4. Menina Joana,
    Conheço bem essa sensação que tão bem descreves no teu comentário. É sem dúvida especial e acho que é a principal (uma das...)razão pela qual eu gosto tanto de vos encontrar.
    Beijinhos da Chefona Sofia

    ResponderEliminar
  5. É para isso que servem os encontros nacionais da APOFEN!!
    Conhece Joana?
    Este ano já temos data, só falta o local. Vai ser no fim de semana de 22 a 24 Novembro.

    Nestes encontros também vão crescidos, o que ajuda os pequenos a perceberem o que têm. :)

    Vera Santos

    ResponderEliminar
  6. Olá Chefonas =)

    Apesar de ter sido chamada de "monguinha" pela minha irmã joana!!! =) Adorava de ir com as especialistas da culinária a mais um mercado! Já temos data para a próxima visita?

    Um grande beijinho para todas as Chefonas =)
    Mariana S

    ResponderEliminar