People who are different change the world

30/06/2011

PROJECTO "GRUPO BOLINANAS"

Olá a todos, após algum tempo sem publicar nada, volto para dar noticias!
Pois bem, venho dar-vos conhecimento de um projecto realizado por mim, que envolve toda a comunidade metabólica se assim lhe podemos chamar. É um projecto que consiste em mostrar o espírito e como funciona um pouco do Campo de Férias que a APOFEN realiza todos os anos. Mostra um pouco das actividades realizadas, o grupo de trabalho do CF 2010, já para não esquecer da comidinha especial.
Mas melhor do que ler este post é visitar o site :
 ( o site está em constante actualização, por isso de vez em quando toca a ir espreitar :D )
E a todos os pais, cujo os filhos que tenham a possibilidade de participar neste tipo de eventos, na minha opinião acho que é uma mais valia os levarem a experimentar ou mesmo os deixarem participar. Falando por experiência própria, depois de uma semaninha no CF trazem-se novos valores, novas amizades, novas experiências que fazem a toda a diferença! 
Por fim , espero que gostem do site e deixem a vossa marca :)

Beijinhos , Vanessa  (:

UP/NPDMPA da Segurança Social

Destaco mais uma vez, esta informação que pode ser muito útil para quem se debate com estas questôes com a Segurança Social. Não tem um balcão de atendimento ao público, mas é a UP/NPDMPA, traduzindo, Unidade de Prestações/ Núcleo de Prestações de Doença, Maternidade Paternidade e Adopção, que trata dos assuntos relacionados com o Subsídio para assistência a filho com doença crónica ou deficiência ou com outra questões dentro do âmbito do Novo Regime da Parentalidade. Em Lisboa funciona na Avenida Afonso Costa, e é sempre possível dentro das instalações da S.S., pedir esclarecimentos e falar com alguém que lá pertença, nem que seja telefonicamente, ou via email. Espero ajudar qualquer coisa no Labirinto que é a nossa Segurança Social.... .

29/06/2011

Subsídio de assistência a filho com doença crónica.

Olá Sofia.
Será que me podes tirar uma grande dúvida?
Segunda-feira fui a segurança social pedir o impresso para preencher a requerer o subsidio para assistência a filhos com doenças crónicas e para meu espanto o sr que me atendeu diz-me que além deste impresso a médica de família também  tem que me passar uma baixa médica para assistência familiar. Passa para 12 dias e depois passa para de mês a mês ate fazer os 6 meses e assim sucessivamente.

Agora a minha admiração é que +ou - há um mês atrás liguei para a segurança social directa a pedir informações e uma funcionária que me atendeu diz-me precisamente o contrario. Que apenas tenho que preencher esse tal impresso de assistência a filhos com doença cronica, juntar uma declaração médica do André, mais o papel com o nº do NIB e que não tenho que meter baixa nenhuma pois este subsidio é um subsidio que nos pagam e não tem nada a ver com baixa médica.

E agora onde é que ficamos?
Tenho que pedir também baixa médica ou não?
Se me poderes tirar esta dúvida agradecia-te muito, pois não sei o que fazer.

E é por isso que as coisas na segurança social correm todas mal , pois há funcionários que dão informações completamente diferentes do próprio colega mesmo ao lado. Será isto falta de profissionalismo? Eu penso que sim.


Já agora mudando de assunto, aproveito para dizer que amei a minha babycook e que aconselho a todas as mães pois enquanto ela esta a fazer a sopinha ou a fruta do André eu posso estar a fazer outras coisas sem ter que me preocupar. E o André bem gosta das sopinhas.
Ele já vai a caminho dos 7 meses  e graças a Deus tem corrido tudo muito bem, e espero que assim continue.
Para comer as papas, as sopas ou a fruta ralada está sempre de boca aberta.
Agora estou é com problemas em ele me tomar o leite, pois não quer tomar o leite (deve ter enjoado) e a única solução é dar-lhe de seringa, mas pelo meu pequerrucho faço tudo, passo uma hora e tal para que ele beba simplesmente 120ml de leite.
Pelo que o medico diz mais um mês começa com a comidinha puré, açorda, farinha de pau ,etc, vamos ver como corre, agora estou a começar a dar-lhe bolacha para ele começar a mastigar mas ele não esta ainda muito interessado, vamos la ver como corre os próximos dias, pois ele só quer tudo passado.

Ás mamãs que tiverem  bebézinhos agradeço todo o tipo de dicas e truques para as comidinhas para ele, pois praticamente não sei nada.
Beijinhos
Ana Paula

28/06/2011

Tubarão cor de laranja - AVISO

Olá Pessoal.
Daqueles que foram ao picnic na quinta feira, dia 23, deixo aqui um alerta. Tenho na minha posse um tubarão cor de laranja de borracha, que "chia" :).
A quem pertencer, é favor identificar-se para eu poder levar no dia 2 de Julho, se também forem à festa da Anamix. O meu Diogo esteve a brincar com ele e entretanto foi a Irondina que nos entregou porque o guardou no fim da festa, sem saber a quem pertencia.
Beijinhos a todos.
Bárbara.

Pleno Tisanas e o.... maldito Aspartame

Ainda a propósito do picnic, resolvi nessa manhã, munir-me de água mineral e de uma garrafa de chá verde, Pleno Tisanas, do qual sou uma fã incondicional desde que apareceu no mercado. Ou antes, ERA uma fã incondicional, até ter verificado na passada manhã de quinta feira que contém aspartame nos seus componentes. Que raiva, afinal os Pkus podem beber chá livremente, e eu parti do princípio (estúpido) que sendo uma bebida tão saudável, tão fresca e até sofisticada, não conteria este veneno horroroso que é o aspartame. Mas não, é  fresca mas padece da obsessão da sociedade contemporânea no seu horror ao açúcar, ou seja contém edulcorantes e ASPARTAME. Causou-me uma imediata repugnância a leitura do rótulo, se é tão danoso para os metabólicos, não pode ser são também para mim. Acabou-se, não deitei fora pelo ralo, mas já não me causa a mesma satisfação do antigamente, vou regressar aos meus chás caseiros, que na verdade, são infinitamente melhores do que estes e partilhá-los com o meu baby à vontade, sem complexos ou medos. C´est la vie!

27/06/2011

Salazares de cenoura e laranja (+-3 partes Pku)

Ingredientes:
  • 250grs de cenoura (+- 2,5 partes)
  • 1/4 de laranja com casca (+- 0,5 partes)
  • 200grs de acúcar
Preparação:
  • Descasque a cenoura e lave a laranja  
  • Corte-as aos bocados e leve-as a cozer em pouca água
  • Depois de cozidas, escorra-as muito bem de água durante aproximadamente 30 minutos.
  • Passe tudo com a varinha mágica até ficar um puré perfeito e deixe arrefecer.
  • Leve a ferver juntamente com o açúcar durante 30 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau.
  • Deixe repousar da noite para o dia.
  • Faça bolinhas que enrola em açúcar areado e coloque em forminhas de papel frisado (20/22 bolinhas).
  • Ponha no frio.
  • Et Voilá!
Foi o meu doce Pku para o picnic e a verdade é que gostei tanto ou tão pouco, que o repeti para o almoço de família de Domingo. Posso garantir que foi um sucesso juntos dos meus críticos mais exigentes. Já tenho um doce Pku para acompanhar o chá das cinco, ou para um café  especial! Claro que o meu Pku de palmo e meio, para variar, nem lhes tocou, mas não importa, um destes dias acorda e pede-me um destes docinhos cor de laranja, a saber a doce conventual. Experimentem!

* Adaptação da receita da Dra Maria Eduarda Vaz Osório retirada do Livro de receitas "Comer bem ...Sem fazer mal" Parte 2.

Pão de banana

No rescaldo do picnic do passado dia 23 no Parque do Alvito, que foi maravilhoso, especialmente para os meus filhos que puderam estar no parque infantil a tarde inteira, venho aqui deixar-vos uma receita que fiz pela primeira vez e que o Vasco (para além da restante família) adorou. Chama-se pão de banana mas o resultado final mais parece um bolo. Não é uma receita original, mas uma adaptação de uma receita do site cook for love. Ora aqui vai:

Ingredientes:
260g de farinha especial
1/2 copo de açucar mascavado
1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
2 bananas pequenas maduras
170ml de leite de arroz simples
6 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida e arrefecida
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de vinagre de sidra

Aqueça o forno. Unte uma forma de pão e reserve. Misture a farinha, o açucar, o bicarbonato e o sal e reserve. Misture as bananas esmigalhadas, o leite de arroz, a manteiga, a baunilha e o vinagre de sidra. Incorpore esta mistura nos ingredientes secos e misture até ficar bem ligado.

Transfira rapidamente o preparado para a forma e leve a cozer no forno durante cerca de 50m. Depois de cozido deixe arrefecer 5 ou 10m e depois desenforme e deixe arrefecer numa grelha.

Espero que gostem e bom apetite!

24/06/2011

ANAMIXperience, a nossa Festa de Verão!

É já daqui a uma semana, uma tarde bem passada em jogos e brincadeiras e muitas surpresas para toda a família, dia 2 de Julho, pelas 14h30m no Jardim Botânico de Belém. Para além dos amigos Anamix6 fazerem umas festas fantásticas, quem foi aos workshops de culinária ou às festas de Carnaval, sabe que são inesquecíveis, convém sublinhar a escolha do lugar, o Jardim Botânico Tropical é lindíssimo e ideal para uma festa de Verão, sombras e mais sombras fresquíssimas! Eu e o meu palmo e meio já nos inscrevemos, e Vocês, por que esperam?
Inscrições para: anamix6.pt@nutricia.com

Jardim Botânico Tropical de Belém também conhecido por Jardim Colonial
(mesmo atrás dos famosos Pastéis de Belém e paredes meias com os jardins do Palácio de Belém)

22/06/2011

Não há falta de reagentes no Laboratório da Faculdade de Farmácia de Lisboa, mas não há resultados para ninguém...

Estava eu ansiosa pelos resultados da análise semanal do meu Pku, para saber como oriento a dieta, quando fiquei a saber que só na segunda-feira se saberão os resultados. E porquê? Simplesmente por decisão administrativa de quem dirige o Laboratório. Não, não faltam reagentes, nem houve falhas técnicas na máquina, mas suspeito que o feriadozito de amanhã convidou a um descanso generalizado do sistema. É esta a resposta que devemos esperar do único Laboratório em Lisboa que faz estes exames?  Ainda por cima com as notícias recentes do Laboratório do IGM que deve estar com trabalhos dobrados. O Verão chegou, e as festas juninas instalaram-se no Laboratório da Faculdade de Farmácia de Lisboa. 
Santo António já acabou,
O São Pedro está-se a acabar,
São João, São João... dai-nos muita paciência, acima de tudo!

17/06/2011

Picnic da apofen no Parque do Alvito

A apofen promove no dia 23 de Junho um picnic no Parque do Alvito em Monsanto, Lisboa. A partir das 14h00, aparece com o teu farnel e mais qualquer coisa para partilhar.

 Parece mesmo que Lisboa está em maré de picnics! Mas este não se pretende que seja um MegaPicnic, não haverá Tony Carreira (lamentamos desapontar as fãs!) nem hortas e animais, mas sim, perspectivamos uma tarde sossegada em amena cavaqueira à sombra de uns pinheiros, à volta de uns petiscos, enquanto as crianças brincam e os papás e os crescidos conversam. Saudamos a iniciativa da apofen! Bem Hajam e Vamos todos para ser ainda mais divertido!

Para quem não conhece:
"O Parque Infantil do Alvito é um dos Parques Infantis mais emblemáticos do Parque Florestal de Monsanto e de toda a cidade de Lisboa.
Inclui também diversos equipamentos recreativos, polidesportivos, uma esplanada, um centro cultural. Os equipamentos encontram-se distribuídos por faixas etárias: uma zona com torres multi-funções e baloiços para crianças até aos seis anos; uma zona com equipamentos para crianças dos seis aos 12 anos e um Parque Aventura.
O Parque está localizado na Estrada do Alvito, na zona sul do Parque Florestal de Monsanto, sendo o melhor acesso por Alcântara, junto ao Centro de Ténis de Monsanto."

Ver também aqui e aqui Como chegar, ver aqui.

MegaPicnic Continente

Boa tarde,

Alguém vai amanhã ao megapicnic do continente na Avenida da Liberdade?

Eu vou com a minha mãe.

Beijinhos
Vera Santos

16/06/2011

Perguntas Sem resposta mas que me atormentam razoavelmente

Constato que há outras crianças com Fenilcetonúria como o meu rapazinho, mas aos quais é permitida uma dieta menos restrita. Será que ele é um Clássico? Será que o rigor da dieta nunca vai abrandar? Será que por ser menos tolerante nunca vai poder beneficiar da acção deste novo medicamento que promete melhorar em muito a vida destes doentes? Será que é muito cedo para tirar estas conclusões? Será que alguma vez vamos ter os resultados do estudo genético? E será que este estudo irá esclarecer alguma destas perguntas? 
Quantas vezes ando à volta das receitas Pku à procura de umas novidades, mas recuo com medo desta instabilidade inexplicável dos valores. Sobem  sem avisar e descem à custa de muita restrição. Será que é uma fase? Tenho tantas perguntas sem resposta... Não haverá estudos que me digam em números como se comporta na escola este grupo de doentes diagnosticados e tratados, acompanham os outros normalmente ou mostram algumas dificuldades? E a sua saúde globalmente, quais as repercussões deste tipo de alimentação continuada anos a fio?
Sei de crianças e adolescentes Pku, que são claros casos de sucesso na escola, mas também vou sabendo ou adivinhando alguns, com problemas de aceitação da doença, que recusam a alimentação, como é com esses? Nunca se fala dos casos de insucesso, e se calhar ainda bem. Mas um estudo estatístico, com dados numéricos que acompanhasse a evolução de um universo razoável de doentes Pku, seria muito clarificador.

14/06/2011

Fenilcetonúria na TSF

Fenilce 4 - TSF

Consenso para o tratamento nutricional da leucinose - S.P.P.

Resumo

A leucinose é uma doença hereditária do metabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada resultante de um défice ao nível do complexo enzimático de descarboxilação da leucina, isoleucina e valina. Trata-se de uma doença de transmissão autossómica recessiva, estando já descritas mais de 150 mutações. São conhecidas várias formas de apresentação da doença, sendo que, a maioria dos doentes é portador da forma clássica. O marcador bioquímico de excelência é a elevação das concentrações sanguíneas e urinárias dos aminoácidos de cadeia ramificada e dos respectivos ácidos
α-cetónicos. O diagnóstico precoce é fundamental na prevenção da deterioração neurológica que se instala na ausência da implementação do tratamento nutricional adequado. Este consiste na prescrição de uma dieta restrita nos aminoácidos de cadeia ramificada, suplementada com uma mistura de aminoácidos isenta dos mesmos, de modo a poder satisfazer as necessidades em azoto. O risco de descompensação metabólica é elevado nestes doentes, pelo que o equilíbrio entre as necessidades e a toxicidade deve constituir um dos princípios mais importantes do seu tratamento.

Palavras-chave:
leucinose, leucina, valina, isoleucina, dieta,tratamento nutricional

Consenso para o tratamento nutricional da leucinose
Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas

Penso que será uma das fontes mais seguras para quem se quer informar sobre estas doenças, a Sociedade Portuguesa de Pediatria tem no seu site uma secção dedicada a Protocolos, Consensos e Recomendações disponíveis, documentos a que recorro para ter informação inquestionável. Já nos estava a fazer falta este documento, agora que já temos um número representativo de membros associados à Leucinose!

09/06/2011

Novos produtos e informações para Leucinose (MSUD)

Andei na Internet a pesquisar no google e pesquisei "MSUD" e encontrei um site de uma organização não governamental dos Estados Unidos que apoia famílias com miúdos com leucinose em que explica em várias línguas o que é a doença , tratamento, dicas , receitas e produtos (links).

Encontrei nesse site um outro com produtos tanto para leucinose como para PKU novos com a possibilidade de encomenda online, deixo-vos os respectivos links:



vêmo-nos dia 23 até lá

beijinhos

Cathy*:)

08/06/2011

Anamixperience

Nos dias 2 de Julho de 2011 ás 14:30:
No Jardim Botânico de Belém em Lisboa


E também no dia 9 de Julho de 2010 ás 14:30:
No Lugar dos Afectos em Aveiro 


A Anamix6  têm o  de convidar tu e a tua família,para vires passar uma tarde diferente.   
Vais ter a tua espera surpresas deliciosas, muita animação e muita aventura que vai por a prova os teus conhecimentos: O Anamix Challenge.
Por tudo isto vem daí, Vão ser 4 horas de animação onde tu e os teus amigos vão ser os Reis da festa.


Para mais informações contacta:
anamix6.pt@nutricia.com

Isto interessa-nos! Medicamentos para Doenças Raras - SIC Notícias

07/06/2011

Livro:Vida Rara

Olá amigos quero-vos dar a novidade que já começei a escrever o meu livro,
esta a ficar muito giro.
E espero ate ao final do verão acaba-lo,para poder mandar para as editoras e tentar que o meu livro seja publicado.
Beijinhos
Micaela

A Fenilcetonúria e as Metabólicas na edição da Manhã da SIC - com o apoio da Nutricia

As Metabólicas em Destak

Lista de Doenças Metabólicas é diferente de Lista de doenças metabólicas pesquisadas no teste do Pezinho

Tens razão Micaela, a tua Doença Metabólica devia estar incluida na lista de doenças pesquisadas pelo Teste do Pezinho, porque isso significavaque mais meninos viam a sua situação diagnosticada desde o nascimento e podiam viver sempre saudáveis, em cumprimento da dieta e com o acompanhamento médico necessário.
O facto de não estares na lista do teste do Pezinho, não significa que não existas minha querida, tu existes e és muito querida por nós (metabólicos) e pela tua familia/amigos, isto apenas significa que as politicas de saúde ainda não incluiram a tua doença para pesquisa no teste do Pezinho, mas tu fazes parte da Lista de Doenças Metabólicas. Quem sabe no futuro se irá pesquisa também as doenças do ciclo da ureia????
Muitos Beijinhos Micaela.
Sónia

Obrigada por nos representarem na entrevista da "Edição da Manhã"

Vimos a entrevista de hoje no jornal "Edição da Manhã" da SIC, e queremos agradecer por nos representarem e falarem de um tema tão importante para nós!
Gostei muito da forma como a entrevista foi conduzida e das respostas que retratam a nossa vida no dia-a-dia, só lamento não ter havido mais tempo para expor a situação destes doentes mais a fundo, mas isso, provavelmente teriamos um dia ou mais de tempode de antena :)

Beijinhos

06/06/2011

PKU Academy

http://www.pkuacademy.org/

Newsletter do evento em Lisboa

Recebi ontem por email newsletter do evento sobre PKU em Lisboa.

3rd European Phenylketonuria Group symposium 
March 25-26, 2011; Lisbon, Portugal
PKU Meeting in Lisbon, Portugal
The 3rd European Phenylketonuria Group Symposium Advances and challenges in PKU was designed to facilitate in-depth discussion about the clinical management of patients with PKU. Over 250 participants from more than 30 countries took part.
The symposium focused on pathophysiology, diagnosis, treatment and clinical management.  International experts engaged with participants to discuss current aspects and different approaches to practice including debates about QoL and the neurological and neuropsychological consequences of PKU.
Managing the PKU patient’s journey from birth through adult life was addressed, focusing also on the changing role of the family in patient care. Systems for diagnosis and screening were considered and the differences between countries were analyzed in order to highlight the best results reached in clinical practice.
Synergies between diet and therapy were discussed and one of the key themes of the meeting was how to address lack of long-term adherence to treatment.
This was a highly interactive meeting with plenty of opportunity for delegates to connect with and put questions to the expert speakers. Questions were wide-ranging including many about how to improve clinical management of patients with PKU from a practical perspective in a clinical setting; various recommendations were proposed for ways to improve clinical management of patients with PKU.
All the experts agreed that a multidisciplinary approach is the appropriate way to combat PKU and its consequences.
During the meeting, speakers and members of the PKU Academy Editorial Board were able to record short video interviews on aspects of clinical practice and topics raised in the meeting’s lectures and oral communications; these interviews will be made available via the conference newsletter and the PKU Academy website.

Dietitians' workshopMarch 24, 2011; Lisbon Portugal
The first Dietitians’ Workshop was held in Lisbon on March 24th 2011. The workshop was designed to facilitate in-depth discussion about the clinical management of patients with PKU, focusing especially on the different issues in PKU management, and offering guidance to support dieticians in attaining optimal treatment outcomes in their PKU patients.
In addressing the role of diet in PKU management, international experts in dietetics and nutrition gave plenary presentations and ran interactive workshops. Participants took part in discussions about the advantages and limits of diet in treatment and prevention of adverse neurological effects in PKU patients.
Practical solutions to tailoring approaches to different patient groups and ages were reviewed. Experiences from several countries were shared and the audience participated actively with the help of an electronic voting system to demonstrate their views on appropriate approaches to PKU management.
Presentations considered the success of dietary treatment, and the challenges of delivering it in different ages and cultures. They concluded that many factors influence dietary compliance and a multidisciplinary approach is necessary to improve adherence to therapy; drug therapy may also play a crucial role in attainment of treatment goals.    
All participants agreed that follow-up of adolescents and adults with PKU is crucial and, for women, managing reproductive health is a prime goal in order to prevent maternal PKU syndrome and adverse fetal effects. Delegates agreed that very strict blood Phe control within low target ranges is essential before conception as well as throughout pregnancy. Diet, although successful, can be difficult to follow over a lifetime and treatments (mono or combined) should be considered an essential milestone in PKU management.
Workshop sessions covered a range of topics including treatment barriers arising from different cultures, languages, socioeconomic differences and the needs of immigrant populations were discussed.  Proposed solutions included provision of materials in appropriate languages, utilization of current trends in social media and on-line services, and support workers to care for different patient groups.
Maintaining dietary control in adult patients in the long term can be supported by a number of approaches including:
- Providing practical help such as cookery tips
- Offering home visits from healthcare professionals to improve adherence to diet and therapy
- Using the most up-to-date communication methods such as Facebook and web sites
Modern technology can also be very valuable not only to provide direct, web-based support to patients but also to support healthcare professionals' continuing education activities through websites such as the PKU Academy.

 
rate

Sabiam que ...

Sabiam que ...
A lista das doenças actualmente rastreadas no Programa Nacional de Diagnóstico Precoce é a seguinte:

Hipotiroidismo Congénito
Doenças Hereditárias do Metabolismo:
Aminoacidopatias
Fenilcetonúria (PKU)
Hiperfenilalaninemias
Tirosinemia Tipo I
Tirosinemia Tipo II
Leucinose (MSUD)
Citrulinemia
Acidúria Arginino-succínica
Hiperargininemia
Homocistinúria clássica 
Hipermetioninemia (def.MAT) 
Acidúrias Orgânicas
Acidúria Propiónica (PA)
Acidúria Metilmalónica (MMA, Mut-)
Acidúria Isovalérica (IVA)
Acidúria 3-Hidroxi-3-Metilglutárica (3-HMG)
Acidúria Glutárica Tipo I (GA I)
3-Metilcrotonilglicinúria (déf. 3-MCC)
Acidúria malónica 
Doenças hereditárias da β-oxidação mitocondrial dos ácidos gordos
Def. da desidrogenase dos ácidos gordos de cadeia média (MCAD)
Def. da desidrogenase dos ácidos gordos de cadeia muito longa (VLCAD)
Def. da desidrogenase de 3-hidroxi-acilCoA de cadeia longa (LCHAD)/TFP
Def. em carnitina-palmitoil transferase I (CPT I)
Def. em carnitina-palmitoil transferase II (CPT II)/CACT
Def. múltipla das desidrogenases dos ácidos gordos (acidúria glutárica tipo II)
Def. primária em carnitina (CUD)


*A informação é  retirada do Relatório de actividades de 2008 do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, mas deve permanecer actual.

Sabiam que....

Existem em Portugal, mais de 500 portadores de Doenças Metabólicas, dos quais, mais de 300 são Fenilcetonúricos.

01/06/2011

Uma pequena nuvem no céu azul do meu "anjinho" PKU

Dia da Criança e um céu azul vibrante, o meu anjinho está muito bem disposto e a comer lindamente. Devora a sopa de beringela, os cogumelos e delicia-se com a dose de meloa ou de morangos. Mas no caminho para a Biblioteca hoje de manhã, recebo um telefonema a informar que os valores subiram outra vez. Sem razão aparente. É sempre assim, inesperado, ou talvez não! Se calhar eu é que não tenho remédio, porque parece que caio sempre das alturas. Regressamos outra vez à dieta da dieta. Lá se vão ao ar os meus planos de aventura na cozinha Paulista da Lilian. E desta vez nem é culpa da Senhora Banana, porque ele agora anda a delirar com as frutas de Verão. Serão os Srs. Morangos Vermelhos os culpados? Ou a Dona Meloa, que ele exige e come até lhe escorrer sumo pelos cotovelos?
Não adianta muito tentar descobrir os culpados, porque o que vai acontecer é que vai voltar à Dona Pêra e à Dona Maçã, que em essas eu confio plenamente. Suspiro.

Pois é, Paula, eu também tenho um anjinho, ou será mais um diabrete? De manhã é um anjinho, à tarde é um diabrete...e à noite ora um ora outro!

E porque é dia da Criança...PKU ONLINE!

PKU ONLINE


A descobrir as Aventuras do menino Poe n'Parker, do seu amiguinho verde e do Feiticeiro que tudo explica! Um belíssimo site a explorar por miúdos e graúdos, desenvolvido pela Universidade da Florida.

Fun Stuff

E porque hoje é dia da Criança...Save the PKU Planet