People who are different change the world

16/09/2014

A Escola Primária, EB1 - diário do primeiro dia Pku

O café 28 ao lado da eescola
No primeiro dia de escola, fui buscar o meu Pku para lhe dar o almoço fora da escola. Ele é o menino mais novo da turma, na verdade só tem ainda 5 anos (é um bebé do Natal!) e de manhã quando o deixei na sala, dificilmente continha as lágrimas e perguntou-me com um ar aflito se iria realmente buscá-lo para almoçar. 
À 13h00 da tarde estávamos Pai e Mãe à porta da escola com a lancheira Pku na mão, e desfeito o meu plano de piquenique no Castelo à conta do dilúvio que caía do céu, fomos mesmo ali ao lado da Escola a um dos cafés mais giros e divertidos do bairro, o 28. Este café que para quem ainda não conhece e gosta de eléctricos é um verdadeiro must, todo o interior foi construído à imagem e semelhança dos verdadeiros eléctricos antigos da Carris e o João delirou. Já vinha feliz aos saltinhos da escola e esquecido da ansiedade da manhã. Com a simpatia do Café, servimos o almoço da lancheira ao João com um Compal a acompanhar e nós petiscámos qualquer coisa. O mais cómico, é quando nos preparávamos para sair de regresso à escola, entra o Professor do João também para um cafézinho mesmo nos bancos de trás (bancos do eléctrico!). O João regressou à escola. 
Às 16h00 da tarde fui dar-lhe o lanche à sala, a convite do Professor. 
Às 16h30 fui ao encontro dos professores das Actividades Extra Curriculares para lhes dar uma breve explicação da condição Pku do João. Confesso que me sinto uma verdadeira "chata" na escola e a Directora já me disse várias vezes a rir que posso ficar descansada que todos os professores serão devidamente informados. Mas eu é que não descanso enquanto não falar com toda a gente, Professores, Auxiliares, Ajudantes Vigilantes, Pessoal da Limpeza, toda a gente que vai estar na escola em contacto com ele. O dia do João acaba às 17h30m.
Sou uma Mãe Pku, sou uma Mãe persistente.
No dia da reunião de Pais, entreguei ao professor o Consenso da Sociedade de Pediatria para a Fenilcetonúria. A sede de agrupamento ainda não tinha enviado os processos para a escola e a condição Pku do João era completamente desconhecida. A abertura e disponibilidade do Professor foi total e logo no fim da reunião geral, fizemos uma abordagem individual a sós com o Professor.

1º dia- João, o que gostaste mais da escola? De ir almoçar ao Eléctrico 28.
Quanto a mim, fiquei exausta com tanta ida e vinda à escola a repetir o discurso Pku a tanta gente diferente. Tenho a sensação que tenho que conquistar tudo e toda a gente de novo.

2 comentários:

  1. Olá Sofia!
    Desejo um ótimo ano lectivo para o meu sobrinho de coração e que corra tudo bem convosco.
    O início numa nova escola é sempre desgastante, e eu sei bem disso porque o Vasco já se mudou 2 vezes. Não costumo adoptar a tua estratégia de marcação cerrada (ahahahaha), geralmente apenas entrego ao responsável da instituição e à educadora a informação necessária, ficando estes encarregues de depois distribuir essa informação e (não sei se por sorte) tudo correu sempre bem.
    Estou com o João e não abro, o café Eléctrico 28 é mesmo muito giro.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Tia Paula,
    Obrigada pelos teus votos de bom ano, tudo farei para que assim seja e espero e desejo que dentro em breve a especificidade do João seja absorvida na rotina da escola e que tudo funciona naturalmente. A questão do ensino público, é que dá muito mais trabalho, é muito mais difícil delegar e pedir responsabilidades. E tu ainda não experimentaste o sistema público com o meu sobrinho Vasquinho, e aqui, apesar da boa vontade porque os recursos são escassos e é necessário algum tempo para o sistema absorver esta informação nova.
    O Café 28 é mesmo o máximo, mas só para o primeiro!
    Beijinhos para todos
    da Tia Sofia

    ResponderEliminar