People who are different change the world

18/09/2014

A Escola Primária, diário dos primeiros dias Pku

O caminho para a escola
Terça-feira, segundo dia.
Hoje foi dia de "mergulhar" no refeitório, devidamente autorizada pela directora da escola e pelo Professor Pedro. À 13h00 já estava a tocar à campainha da escola. No refeitório sentei-me discretamente num banco corrido junto à parede para não perturbar o trabalho das funcionárias a acabar de pôr as mesinhas enquanto os miúdos não chegavam. Em decisão conjunta com a funcionária responsável do refeitório, o lugar do Joãozinho foi colocado numa das extremidades da mesa, na coxia para eu ter acesso facilitado. Ao fim de algum tempo e perante a evidente falta de braços, ofereci-me para servir as sopas enquanto a funcionária as colocava na mesa. Se há coisa que não suporto é ficar passivamente a ver os outros a trabalhar e eu a assistir. 
Quando as pequenas criaturas chegaram, ordeiramente em fila dupla atrás do Sr.Professor, foram distribuídas pelos seus lugares e o Professor pôs-me à vontade. Pode falar com o outros alunos e movimentar-se à vontade. O João queixava-se de dores de estômago ao professor, eu que já o conheço sei bem o querem dizer estas dores, stress, ansiedade! 
Com carta branca para actuar, arregacei as mangas e foi um rodopio por todas as mesas, levantar pratos, ajudar a retirar a pele do frango, água nos copos, ajuda aqui, ajuda ali, levanta pratos, distribui fatias de melão O João, por milagre, ficou bem disposto, e nunca mais falou em dores de estômago, pouco necessitou do meu auxilio.
 Adorei a experiência e estou convencida que encontrei a forma perfeita de passar informação às auxiliares de educação responsáveis do refeitório. Duvido que todas leiam o papel explicativo que o Professor distribuiu e eu preparei, e no meio dos pratos e das sopas, vou aproveitando para explicar tudo em discurso directo.  E vou ficando a conhecer os miúdos que são uns amores! e ainda muito novinhos. Se houvesse serviço voluntário na escola, este era um dos lugares em que as Mães dariam uma boa ajuda.
Para o lanche da tarde, pus-lhe na lancheira meia barrinha de aminoácidos e um puré de fruta. Esta é ainda uma questão que tenho de afinar. Seria bom que tomasse parte dos aminoácidos durante o período da tarde que eu depois rematava em casa. Aceitam-se sugestões das Mães mais experientes. Como fazem?

Muito importante. Hoje de manhã entreguei ao Professor Pedro o relatório do hospital, uma cópia do Folheto do CGM, com informação dedicada a professores e corpo da escola (dispensei a página 8 por considerar desactualizada a informação veiculada) e uma folha informativa de síntese, em várias cópias para distribuir, adaptada daquela que a querida Paula Viegas preparou para o seu menino.

Sem comentários:

Enviar um comentário