People who are different change the world

02/12/2013

Gnocchi

Nunca me interessei muito por gnocchi e até há algumas semanas atrás nunca tinha provado. Mas como é um prato que pode se integrar na dieta hipoproteica comecei a fazer algumas experiências.
A receita clássica leva batata como base, em grande quantidade, mas para o Vasco esta não seria uma boa opção, então os primeiros que fiz foi com batata doce. Para ficar uma massa moldável tive de juntar muita farinha e, por isso, depois de prontos pareciam pequenos pedaços de borracha e não as "almofadinhas" leves e saborosas que eu pretendia. Abandonei a ideia por uns tempos até que voltei a ver os ditos na página do FB de uma mãe brasileira, a Joselma Freitas, que me parece ser uma craque na cozinha, e pedi-lhe alguns conselhos porque os dela tinham uma aparência divinal. Ela utiliza mandioca e outros legumes e deu-me um conselho preciosos: os legumes que se utilizarem tem de ser bem escorridos e reduzidos a puré ainda quentes para não levar muita farinha, conselho precioso que ditou o sucesso da receita. Recorri então à ajuda da Dra. Zélia para calcular a fenilalanina da mandioca (que ainda não está na nossa tabela) que é um bom substituto para a batata e adoptei como critério: 1 parte (20mg de phe) = 45g de mandioca.
A receita base que utilizei é a seguinte:
150g de mandioca (contei como 3 partes)
50g de batata (contei como 2 partes)
1 colher de sopa de nata (opcional)
sal e temperos a gosto
Farinha (usei Loprofin) qb até ficar uma massa moldável
Descasque e coza a mandioca e a batata em pedaços em bastante água e sal. Depois de cozida escorra bem e reduza a puré (utilizei um passe vite).
Misture os temperos e a nata (se utilizar). Junte farinha Loprofin até obter uma massa moldável (bastou 2 colheres de sopa). 
Depois molde bolinhas ou faça rolinhos e corte em pedaços. Segue foto das bolinhas moldadas.

Mostro também uma foto dos gnocchi que fiz com batata doce, em que preparei rolinhos e cortei em pedaços, só para terem uma ideia (como se vê, levou imensa farinha e não ficam bons assim).
A receita clássica refere que os gnocchi devem ser cozidos em água a ferver. Eu experimentei alguns mas não gostei da textura depois de cozidos, pelo que optei por salteá-los directamente na frigideira com uma colher de sopa de manteiga (mas pode-se utilizar outros molhos/condimentos para saltear).
Esta é uma base de receita. Podem ser feitas outras combinações de legumes ou, para quem pode, utilizar só batata. Mas a mandioca dá um sabor diferente e com menos fenilalanina.
A mãe Marta (olá Marta!) também me disse que já fez os gnocchi no forno. Quando voltar a fazer vou experimentar também assim.
Eu adorei e o Vasco também (mas claro que tive de servi-los com um pouco de arroz hipoproteico, porque refeição para o Vasco sem arroz ou massa não é refeição).
Beijinhos e boas festas para todos!

Paula Viegas

1 comentário:

  1. Viva Chef Paula,
    Brindas-nos com uma das maravilhas da cozinha italiana, e nas tuas palavras até que não parece muito difícil de fazer. O Vasquinho é um grande sortudo de ter uma Mãe assim. Adorei a receita e acho que vai directamente para a lista VIP. VIP e ao mesmo tempo um básico.
    Muito obrigada por mais esta receita deliciosa
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar