People who are different change the world

10/12/2013

Bolachinhas de limão com doce


Estas foram as bolachinhas que levei para o lanche no CCB e acho que todos gostaram. Os meus filhos gostam muito de tudo o que seja bolachinhas e biscoitos, portanto é nestas receitas que invisto actualmente. Não há nada que pague ver os meus dois pequenos expectantes na cozinha, assim que dão conta do cheirinho de bolachas a assar no forno. Prazer redobrado quando ambos comem as mesmas bolachas! A inspiração para a receita é mais uma vez o site cookforlove, exímio em receitas boas para toda a família.

Ingredientes:
260g de farinha Loprofin
1/2 colher de chá de goma xantana
1/2 colher de chá de sal
1/4 de colher de chá de fermento tipo Royal
1 pudim boca doce de baunilha
raspa da casca de um limão pequeno
2 colheres de sopa de natas
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de extracto de baunilha
180g de manteiga sem sal amolecida
1/2 chávena de açucar
doce de fruta a gosto e qb

Misture a farinha, a goma xantana, o sal, o fermento, o pudim e a raspa de limão e reserve. Numa tigela à parte misture as natas com a baunilha e o sumo de limão.
Na taça da batedeira coloque a manteiga em pedacinhos e o açucar e bata com a batedeira até ficar cremoso. Junte a mistura de natas até incorporar. Junte depois a mistura da farinha e amasse até formar uma bola de massa. Molde bolinhas de massa e disponha num tabuleiro. Pressione ligeiramente o centro das bolinhas com as costas de uma colher de chá ou uma rolha para formar o espaço onde vai colocar o doce depois de prontas.
Leve a forno pré aquecido a 180º por mais ou menos 15m (vá vigiando). Retire do forno e, ainda quentes e no tabuleiro, torne a pressionar o centro com as costas da colher de chá para ficar bem marcado. Deixe arrefecer numa grelha. Coloque uma colher de café de doce no centro de cada bolacha (usei doce de framboesa sem graínhas). Estão prontas a servir!

Beijinhos
Paula Viegas 

4 comentários:

  1. Querida Chef Paula,
    As tuas bolachas estavam divinais e o que mais me agrada é que não contém qualquer vestígio de sabor "diferente". São bolachas excelentes em qualquer mesa, hipoproteica ou não. Consistência , sabor e claro está, a apresentação estava de Mestre Pasteleiro. Os meu Parabéns e conta lá onde é que andaste a fazer formação de Pâtissier?
    O João, adorou, como adora todos os teus bolinhos e pãezinhos.

    Beijinhos e obrigada
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Estas bolachinhas são deliciosas!!!! :)

    ResponderEliminar
  3. Chef Sofia, a minha "formação" em patisserie é literalmente virtual: sites e blogs de decoração de bolos. Também gosto de ver as montras das pastelarias para inspiração. Depois é tentar reproduzir em casa com os recursos que tenho. Mas ando a pensar seriamente em fazer um daqueles cursos de decoração de bolos.
    Maria João e Sofia, não querem fazer um curso destes? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adorava, Paula, e fazê-lo com amigas ia ser supimpa! Vamos juntar um grupinho e descobrir o curso certo?
      Vamos investigar!
      Beijinhos

      Eliminar