People who are different change the world

21/07/2010

Casa dos Marcos lançou a primeira pedra no dia 1 de Julho - Parte II

Dentro de um ano, Portugal terá na Moita um complexo médico-residencial único no mundo: com 5500 m2, a Casa dos Marcos vai dar apoio a cerca de 7000 utentes por ano, crianças e adultos com doença rara, mas também à população em geral. A Casa dos Marcos é um projecto da Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, e será um espaço onde os doentes com patologia rara poderão desenvolver competências que ajudem à sua integração plena na comunidade, com a ajuda de diversas técnicas terapêuticas. Mais do que um centro de reabilitação, a casa conta também com uma unidade residencial, sendo o lar de 29 utentes cujas famílias não reúnam em casa condições para um acompanhamento de excelência. 
Num investimento total de Total: 5.097 355.28 euros, concretamente, a Casa dos Marcos estará equipada com as seguintes valências:

▪ Unidade de lar residencial para 24 utentes;
▪ Unidade de residência autónoma para 5 utentes/ano;
▪ Centro de ocupações de tempos livres para 30 utentes/ano;
▪ Centro de aquisição de competências para 10 utentes/ano;
▪ Unidade clínica para mais de 4.000 utentes por ano, aberta à comunidade;
▪ Unidade de fisioterapia para mais de 2000 utentes por ano, aberta à comunidade;
▪ Unidade de cuidados continuados para 39 utentes, dos quais 30 farão parte da Rede Nacional de Cuidados Continuados.
O Centro de Dia conta com: sala de actividades ocupacionais; snoozling (terapêutica sensorial e cognitiva); Sala de massagens e banhos, ginásio, Gabinetes médicos, Sala de convívio, assim como serviços básicos de copa e cozinha, e um espaço de jardim e horta.

Para ler na íntegra AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário