People who are different change the world

24/07/2018

Salsichas


Salsichas são daqueles "alimentos" práticos e rápidos de utilizar, que dão para um sem número de utilizações, como cachorros, para churrasco, folhados, para enrolar em couve, colocar na pizza, etc..
A variedade enlatada (ou "enfrascada") é, como sabem, processada até mais não, por isso é melhor nem lerem a lista de ingredientes, se querem continuar a utilizar :)
Até agora, encontrar salsichas prontas vegan e com baixo teor proteico é uma missão impossível, por isso, seguindo à risca um conselho que me deram há muitos anos: quem quer faz!
O Vasco continua a gostar das salsichas de beterraba, cuja receita já coloquei aqui, mas confesso que eu não estou completamente satisfeita com esta receita, porque ficam frágeis, não dão para churrasco, desfazem-se no pão.... enfim só mesmo no prato.
Por isso tinha de arranjar uma variante mais consistente, que desse para mais utilizações.
A receita que publico é uma adaptação de uma publicada num grupo do FB e resulta muito bem a nível de sabor e consistência.

Ingredientes:
220g de puré de cenoura (para obterem o puré descasquem e cortem em pedaços mais ou menos 250g de cenoura, cozam em água e sal até ficarem tenras e reduzam a puré)
150g de farinha loprofin
40g de puré de batata em flocos (calcular a proteína/phe consoante a marca)
1 colher de sopa de substituto de ovo
1/2 colher de chá de alho em pó
1/4 colher de chá de paprika fumada ou colorau
1 colher de sopa de massa de pimentão
1 colher de sopa de caldo para tempero (uso marca Bisto ou Herbamare)
sal qb
(podem escolher os temperos a gosto)

Misturar os ingredientes todos. A massa fica a parecer plasticina. Molde as salsichas e envolva-as em película aderente (daquela para microondas) embrulhando e ajustando bem. Ate as extremidades com fio próprio para culinária.

Entretanto coloque uma panela de água ao lume. Quando estiver a ferver junte as salsichas e deixe ferver durante 10-15m.

Retire as salsichas e deixe arrefecer um pouco. Remova a película aderente e deixe arrefecer completamente.

Estão prontas a utilizar. Congele as que não usar. Seguem fotos sugestivas :)


No churrasco

Fritas
Em cachorro (à esquerda)
Bom apetite!
Paula

02/07/2018

Pudim de pão especial


São raros os fins de semana em que não experimento uma receita nova ou adaptada que dê para o Vasco. Ultimamente tenho-me dedicado mais aos doces tradicionais portugueses e o pudim de pão é daquelas sobremesas boas e económicas que fazem parte da infância (da minha pelo menos).
O Vasco experimentou e gostou, sem grande entusiasmo, mas eu sei que para ele, salvo algumas poucas excepções, sobremesa que não seja ou contenha chocolate não lhe desperta grande interesse.
Mas eu não quero saber disso para nada e só ocasionalmente faço sobremesas com chocolate, chama-se a isto "tough love" culinário, para ele diversificar mais o paladar. Ele vai agradecer-me por isso mais tarde (esperemos!).
Vamos lá ao pudim

Ingredientes
600ml de leite vegetal (escolham um que gostem mesmo do sabor)
150g de pão de milho sem glúten da marca Continente, sem côdea (tem 1,5g de proteína em 100g. Só experimentei com este pão que é o mais leve e de bom sabor. Pode ser usado outro pão com baixo teor proteico, desde que seja leve);
100g de açúcar (ou a gosto)
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
30g de Maisena
1 pitada de sal
canela em pó (opcional, fiz sem)

açúcar qb. para caramelizar uma forma de pudim

Preferencialmente prepare o pudim na véspera do dia em que servir.
Amorne o leite e coloque o pão partido aos pedaços e reserve.
Ligue o forno a 180º e coloque um tabuleiro com água quente no forno (para cozer o pudim em banho maria).
Caramelize a forma de pudim: cubra o fundo com açúcar e um pouco de água e leve ao lume deixando ferver até ficar da cor do caramelo médio. Retire do lume e usando uma colher espalhe o caramelo por toda a forma. Deixe arrefecer
Entretanto junte ao leite e pão os restantes ingredientes e triture bem com a varinha até ter um preparado uniforme.
Deite o pudim na forma caramelizada e leve a cozer em banho maria durante cerca de 1 hora. Vá vigiando. Se verificar com o palito tenha presente que este nunca vai sair totalmente seco.
Depois de cozido, retire a forma do pudim do banho maria e deixe arrefecer. Leve ao frigorífico de um dia para o outro.
No dia seguinte desenforme e sirva!
Bom apetite :)