Quando planeio as refeições cá de casa a minha política é fazer para o Vasco algo similar, se for possível fazê-lo, e desde que seja igualmente saboroso.
Até agora, quanto a alternativas aos tradicionais pratos de carne, apenas tinha no meu repertório hambúrgueres e rolo de legumes, que o Vasco gosta, mas às tantas começa a ser sempre a mesma coisa e cansa, portanto tinha de arranjar alguma coisa para variar, parecida com bifes e com o formato destes
Jaca para mim é o substituto de carne perfeito: é uma fruta, tem baixo teor proteico e a textura é muito parecida.
Peguei numa receita do site cookforlove que já tinha experimentado, mas que o Vasco não gostou quando a fiz exactamente como está, porque tem sabores muito adocicados.
Experimentei fazer uma versão mais "salgada" e até agora tem, sido bem aceite. Na minha opinião pessoal a textura final destes "bifinhos" de jaca deveria ficar um pouco mais firme, mas o Vasco não se incomoda com isso.
Não tenho fotos do processo de confeção, mas vou explicar o mais detalhadamente possível.
Ingredientes:
1 lata de jaca em salmoura
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola média cortada em meias luas fininhas
2 dentes de alho
1 colher de chá bem cheia de concentrado de tomate
1 chávena de caldo de legumes
2 colheres de sopa de vinho tinto
1 folha de louro
2 fatias de pão duro ou torrado ligeiramente
50g de arroz cozinhado (usei normal mas parece-me que pode ser usado também o hipoproteico)
1 colher de chá de molho inglês
30g de farinha Loprofin
Prepare a jaca: escorra, retire as sementes, desfie e demolhe em água várias vezes até perder o sabor da salmoura.
Aqueça o azeite numa frigideira e junte a jaca bem escorrida (retire o máximo de água possível) e deixe saltear até dourar bem. Retire a jaca e reserve. Na mesma frigideira coloque a manteiga, a cebola e uma pitada de sal e refogue até a cebola dourar (cerca de 15m). Junte o alho e a pasta de tomate e envolva bem por um minuto. Junte o vinho e ferva por mais 1 minuto, junte a jaca, o caldo de legumes e o louro e deixe cozinhar por cerca de 20m. Verifique se é necessário juntar sal. O preparado deve ficar seco. Deixe arrefecer completamente.
Entretanto triture as fatias de pão e o arroz (separadamente) e coloque numa tigela. Triture o preparado de jaca (descartando a folha de louro) e junte à tigela com o arroz e as migalhas de pão. Junte a farinha e o molho inglês. Misture bem.
Molde o preparado num rectângulo com cerca de 4-5cm de altura. Leve ao frigorífico por uma hora para ficar mais firme.
Corte o preparado em tiras obliquas espessas. Congele os que não for usar. Frite os "bifes" numa frigideira ligeiramente untada, virando cuidadosamente.
E está feito!
Bom apetite
Paula Viegas