Em fase de mudança da toma dos aminoácidos, em fase de mudança de trabalho, tudo se agita na minha vida e na do João Pku. Há alturas na vida em que nada acontece, e outras em que tudo acontece ao mesmo tempo, em que mal conseguimos respirar e controlar os batimentos cardíacos porque a vida muda radicalmente as nossas rotinas e não nos dá tempo para planear, ponderar, preparar. Ou é agora ou nunca!
A mudança de trabalho obriga a que deixe de poder estar em contacto próximo com a escola do João. Eu sei, não é nada de especial! Mas para uma mãe galinha, que durante 3 anos de escola estava a trabalhar no quarteirão ao lado, e que só porque me apetecia, passava na sala de aulas ou no recreio só para dar um beijinho e agarrar no miúdo pela mão e "Embora aí dar uma voltinha com a mãe." Mal habituada com os recadinhos das amigas funcionárias, com a intimidade da escola, com a participação nos jogos do recreio, enfim, custa-me perder os mimos do pequeno.mas estava chegada a hora. E já foi. Agora, deixo a criatura à porta da escola logo de manhãzinha e vou buscá-la já no escuro ao A.T.L.
Da última consulta das metabólicas, viemos com mudanças radicais na toma dos aminoácidos. O "meu leite, que eu adoro", vai ser substituído em parte por outra fórmula de aminoácidos com base em proteína natural, do soro do leite. A perspectiva de introduzir proteína natural na teoria é excelente pensando nos benefícios para a formação óssea, na calcificação, no crescimento, no Futuro. Na prática, qualquer mudança neste ponto sensível da rotina diária e obrigatória da toma dos aminoácidos, é uma verdadeira tourada. Médica, nutricionista e Mãe, em conjunto na consulta, envolvemos o próprio João num comprometimento de colaborar de forma esclarecida, numa mudança que será para o seu próprio bem.
Venho aqui partilhar a minha alegria por o processo de mudança dos aminoácidos estar em curso de forma muitíssimo satisfatória, apesar de o João não gostar particularmente do novo "leite". Estou orgulhosa, o João compreendeu e reagiu conforme era esperado de um menino crescido. Desde o primeiro dia em que saímos da consulta e demorou uma hora com caretas (uf...) a beber um dos pacotinhos de leite com chocolate, até hoje, já passaram 3 semanas. O pacotinho de leite com chocolate agora é tomado mais ou menos rapidamente, sem alegria mas sem dramas. O leite sem chocolate, está a revelar-se mais difícil, mas acredito que com o tempo lá iremos. As palhinhas auxiliares, desaparecem num ápice e custa a tomar o leite sem sabor. Ainda havemos de descobrir estratégias para o leite branco.
Mais uma vez para este processo contei com a extraordinária colaboração do Professor Pedro. Um cartão verde com pontos por um pacotinho de leite tomado na hora do lanche na escola.
Ainda falta metade da mudança dos aminoácidos, mas a falta do leite Harifen no IGM, está a fazer atrasar o processo. C' est la vie.
O facto de o João compreender que a minha mudança é para o bem de todos, criou nele uma dinâmica de aceitar e colaborar na sua própria mudança. E são estas as boas notícias que partilho convosco, as mudanças no mundo metabólico são difíceis, mas há que definir estratégias, escolher o momento e desenvolver a consciência dos miúdos nos tratamentos.Somos uma dupla e cada vez mais o João é protagonista da sua história.
(E em jeito de post scriptum, acho que estou de volta ao Pku metabolicas.)