People who are different change the world

29/01/2015

Brigadeiros



O que é que eu posso dizer sobre esta maravilhosa obra de arte da culinária brasileira que lhe faça justiça? 
Quem já provou sabe do que estou a falar, quem não provou, agora já não tem a desculpa que não tem a receita :)

Este é um doce que eu sempre adorei e como tal tinha de encontrar uma versão pku do mesmo, tão boa quanto o original, para que todos em casa pudessemos saborear em conjunto, como é suposto.
Foi então que encontrei uma receita do dito, divulgada no facebook pela talentosissima mãe brasileira Joselma Freitas. 
Fiz um pequena adaptação, que se prende com a utilização do cacau (a Joselma usa nescau um produto que não encontro cá). Fiquei tão maravilhada com o resultado final, que dei a experimentar a familiares e amigos e não houve uma única pessoa que não tivesse simplesmente adorado.
E, de máxima importância, devo dizer que tem o "selo" de aprovação entusiasta do Vasco :)
Passemos então à receita:  

Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de margarina (usei Vaqueiro)
  • 1 colher medida de sopa de cacau (cerca de 5g - 30mg phe)
  • 10 colheres medida de sopa de açúcar
  • 1 embalagem de natas de leite de vaca (200mg phe - a Joselma refere que também pode ser utilizado leite de côco mas não experimentei ainda)                                         
Nota: Eu só uso natas que contenham até 2 g de proteina por 100ml, fazendo a conversão que 1g de proteina tem 50mg de phe, uma embalagem de 200ml de nata tem 200mg de phe.



Deitar todos os ingredientes numa panela mexendo com uma vara de arames para misturar bem. Levar ao lume e deixar ferver mexendo regularmente com uma colher de pau até ficar um creme espesso e quase despegar do fundo da panela (é preciso acertar no ponto o que por vezes é dificil). Deixar arrefecer e levar ao frigorifico umas horas ou de um dia para o outro.

No dia seguinte, com a ajuda de uma colher de chá para retirar a massa, moldar bolinhas com as mãos levemente untadas e passar em chocolate granulado ou outra cobertura a gosto (na foto passei por chocolate granulado negro e branco da marca Continente). Colocar em forminhas de papel e servir.
A receita tem na totalidade 230mg de phe, de acordo com as minhas contas, e rende cerca de 17 brigadeiros  médios (13mg de phe cada um)

Mas se em vez de moldar brigadeiros se pretender fazer uma cobertura para bolo, os ingredientes são os mesmos mas não se deve deixar apurar muito o creme, devendo apenas ferver até ficar espesso. Deixar amornar e cobrir o bolo.
Na foto abaixo está o bolo de cacau e banana com a cobertura de brigadeiro.

Nada melhor do que começar o Novo Ano da forma mais doce possível.
Bom apetite!
Paula Viegas