E se fizéssemos um experiência, mais ou menos radical, e experimentássemos na pele a alimentação dos nossos filhos? Um grupo de dietistas inglesas ligadas à NSPKU vai fazê-lo, tomando os substitutos proteicos, e alimentando-se exclusivamente de comida hipoproteica. Esta fantástica experiência poderia ser adaptada de forma amadora por nós próprias. No meu entender é muito complicado enveredar pela toma dos aminoácidos como este grupo vai fazer, mas poderíamos assumir o lado da alimentação hipoproteica em exclusivo e experimentar na pele o que é ter uma dieta altamente restritiva em proteínas cingindo-nos aos alimentos que lhes damos diariamente e nunca ultrapassando esta regra. Só os alimentos hipoproteicos, as frutas e vegetais autorizados nas Tabelas dos nossos filhos poderiam entrar no prato e só!
Uma das lancheiras de almoço do Colégio Pku do João |
O que vos parece? Esquecer o pão, a carne, os ovos, o peixe, o arroz ( no meu caso, não entra na dieta do meu filho), esquecer as leguminosas, esquecer a charcutaria tradicional, esquecer as pastelarias, esquecer os gelados cremosos, esquecer os chocolates, os pastéis de nata e bravamente, espartanamente comer como eles.
O desafio seria para começar dia 28 de Junho, como o da NSPKU, porque ao que parece, é o dia internacional da Pku, mas podemos adiar uns dias até termos as regras completamente definidas.
Ficam algumas perguntas importantes que quero ponderar convosco :
1-Quantidades, Fazemos uma proporção ao peso do individuo, ficamos restritas a uma dieta igualzinha à deles nas quantidades, ou comemos uma quantidade superior mais adequada a um adulto?
2- Os substitutos proteicos ou aminoácidos, na ausência deles, o que fazer? Aguentamos-nos à bronca? Tomamos leite completo em substituto das respectivas tomas ao pequeno almoço e lanche?
3- A batata, como fazer? Seguimos a dieta altamente restritiva em quantidades dos nossos filhos ou comemos batata normalmente porque faz parte da Tabela?
4- Massas e arroz: Comemos o arroz deles e as massas que são hipoproteicas, ou não? Ou comemos arroz, porque mesmo em quantidades mínimas ( arroz crú 6g=1Parte, arroz cozido 18g=1Parte), vem na Tabela autorizada?
Por favor manifestem a vossa opinião!
Por favor manifestem a vossa opinião!
O que vos parece? A ideia é seguir durante 7 dias seguidos esta dieta hipoproteica e ir todos os dias publicando na página do blogue a ementa que se seguiu.
Candidatos ao desafio, procuram-se.
Eu Sofia, Mãe do João Pku com 5 anos, estou pronta!