People who are different change the world

26/06/2014

O Desafio : Uma semana de alimentação Hipoproteica Pku

E se fizéssemos um experiência, mais ou menos radical, e experimentássemos na pele a alimentação dos nossos filhos? Um grupo de dietistas inglesas ligadas à NSPKU vai fazê-lo, tomando os substitutos proteicos, e alimentando-se exclusivamente de comida hipoproteica. Esta fantástica experiência poderia ser adaptada de forma amadora por nós próprias. No meu entender é  muito complicado enveredar pela toma dos aminoácidos como este grupo vai fazer, mas poderíamos assumir o lado da alimentação hipoproteica em exclusivo e experimentar na pele o que é ter uma dieta altamente restritiva em proteínas cingindo-nos aos alimentos que lhes damos diariamente e nunca ultrapassando esta regra.  Só os alimentos hipoproteicos, as frutas e vegetais autorizados nas Tabelas dos nossos filhos poderiam entrar no prato e só! 
Uma das lancheiras de almoço do Colégio Pku do João
 O que vos parece? Esquecer o pão, a carne, os ovos, o peixe, o arroz ( no meu caso, não entra na dieta do meu filho), esquecer as leguminosas, esquecer a charcutaria tradicional, esquecer as pastelarias, esquecer os gelados cremosos, esquecer os chocolates, os pastéis de nata e bravamente, espartanamente comer como eles.
O desafio seria para começar dia 28 de Junho, como o da NSPKU, porque ao que parece, é o dia internacional da Pku, mas podemos adiar uns dias até termos as regras completamente definidas. 

Ficam algumas perguntas importantes que quero ponderar convosco :
1-Quantidades,  Fazemos uma proporção ao peso do individuo, ficamos restritas a uma dieta igualzinha à deles nas quantidades, ou  comemos uma quantidade superior mais adequada a um adulto? 
2- Os substitutos proteicos ou aminoácidos, na ausência deles, o que fazer? Aguentamos-nos à bronca? Tomamos leite completo em substituto das respectivas tomas ao pequeno almoço e lanche?
3- A batata, como fazer? Seguimos a dieta altamente restritiva em quantidades dos nossos filhos ou comemos batata normalmente porque faz parte da Tabela?
4- Massas e arroz: Comemos o arroz deles e as massas que são hipoproteicas, ou não? Ou comemos arroz, porque mesmo em quantidades mínimas ( arroz crú 6g=1Parte, arroz cozido 18g=1Parte), vem na Tabela autorizada?

Por favor manifestem a vossa opinião!

O que vos parece? A ideia é seguir durante 7 dias seguidos esta dieta hipoproteica e ir todos os dias publicando na página do blogue a ementa que se seguiu.
Candidatos ao desafio, procuram-se. 

Eu Sofia, Mãe do João Pku com 5 anos, estou pronta!

14/06/2014

Na Ribeira com 36º à sombra em Lisboa!

A Nova Ribeira à esquerda, as gingas lindinhas, e a Ribeira de sempre à direita
Montra de tomate, só para amostra porque ainda faltam na fotografia, os xuxa em rama pequenos que eu adoro!
Legumes multicoloridos e com cores trocadas? Ao centro um cesto de miniaturas "fofinhas" mas caríssimas!
O Mercado da Ribeira é um lugar incontornável na cidade, e vale a pena visitá-lo com alguma regularidade, porque para além de ser extremamente bonito, há sempre infindáveis descobertas a fazer. A montra de tomates na nossa habitual banca, estava imbatível, tomate ananás, tomate zebra, em rama amarelos, cor de laranja, vermelhos maçã ao rubro, sei lá, todos lindos de morrer e absolutamente irresistíveis! Os xuxa miniatura em rama, não me largam porque têm um perfume mágico que nos faz devorá-los até ao fim...
As gingas, os figos, as cerejas, os morangos, os pêssegos, as meloas, etc, etc.
Agora em parte remodelado (as obras ainda não acabaram), temos uma nave com uma enorme variedade de restaurantes e bares que só apetece ficar e petiscar e refrescar (é a palavra do dia!) com uma bebida fresca, mas já agora sem crianças. Para Pkus, este lado é quase impossível porque não há opções visíveis de buffets de saladas ou qualquer coisa do género. Alguém podia ter pensado num vegetariano, já para não sonhar com um vegan, com tanta oferta de verdes e frescos mesmo ao lado!
Está na altura de rever a Pontuação deste mercado:

Qualidade dos produtos : Excelente 5 Pontos
Apresentação: Média /Boa 4 Pontos
Quantidade: Boa 4/5 Pontos
Preço: Médio/Caro 3/4 Pontos
Lugar: Maravilhoso e metade ainda decadente 5 Pontos
Café: Bom mas excessivamente caro 5 Pontos

O café desta vez foi na Nave Time Out e num dos quiosques Delta, bom, normal, mas caríssimo!
As crianças tiveram um espaço privilegiado para esticarem as pernas em correrias loucas e matarem saudades, assim como nós, querida Paula!
Pois, não há bela sem senão.


11/06/2014

Todos à Ribeira! Segunda Chamada.

Da última vez foi assim
O mercado da Ribeira mudou. A nave esquerda do mercado foi concessionada à Time Out  e temos agora a Ribeira metade super chique e metade mercado tradicional com muitas bancas a despencar as frutas e legumes do costume. Só espero que os preços não tenham disparado!
O desafio dos Mercados está de volta e quem quiser aparecer para redescobrir o Novo Mercado da Ribeira, apareça pelas 11 horas no Hall Central. Agora vamos definitivamente abandonar o Cacau da Ribeira para o café e a dificuldade vai ser a escolha. Boa!

Eu Sofia, e  Paula esperamos por Vós, alegremente! Ansiosas por matar saudades e pôr as conversas em dia. Pelo menos um bocadinho, porque bem sabemos, as conversas são como as cerejas, nunca nos acaba a vontade de falar mais e mais... 

06/06/2014

Visita ao Mercado da Ribeira: Adiada.

Pepinos da Ribeira
Por motivos alheios à Organização, vimos anunciar que a visita ao Mercado da Ribeira foi adiada para uma data a anunciar posteriormente. 
Mas não desanimem, será para muito Breve!

Beijinhos e abraços

Sofia