People who are different change the world

30/06/2010

Consultas de desenvolvimento

Sofia... olá!

Não imaginas como me saturam as consultas de desenvolvimento. Vamos algumas vezes por ano e trazemos não mais que conversa, conversa, conversa e mais conversa. O Médico que segue o Diogo (que veio substituir uma médica que se reformou) tem feito um bom trabalho, não posso dizer o contrario, porque estaria a mentir. Mas de facto, vamos lá com as crianças atras de nós e muitas vezes nem fazem nada com elas. Simplesmente conversam connosco e tentamos chegar a um ponto de situação sobre o desenvolvimento e como podemos superar algumas dificuldades. Encaminharam o Diogo para a intervenção precoce fez este mês 1 ano. 1 ano, imagina! Ainda não começou com a intervenção pedida à equipa de Intervenção na nossa área de residência. Mas o Diogo esta com intervenção paga particularmente. No HSM acham o máximo. Pudera! Temos que pagar do nosso bolso a ajuda aos nossos filhos, porque pelo SNS chegam aos 6 anos (idade para frequentar a primaria) e ainda nem reagem a nada..... Não quero parecer injusta relativamente ao trabalho feito no Hospital, mas realmente cansa-me ter de lá ir tantas vezes ao desenvolvimento, terapia da fala e agora querem q ele tb seja seguido na psicologia, e só trazer conversa. É frustante... não sei se alguem sente como eu, mas as x confesso que acho uma perca de tempo. E desculpem-me os mais sensiveis, porque se não fossem aquelas consultas, não tinhamos orientação, mas francamente... O dinheiro até hj é q tem movido a ajuda ao meu filho e não o SNS e HSM. Nem sequer têm vagas para ter terapia da fala.... sinceramente. Um dia fui lá à Terapia da fala e a médica nem sequer estava para a consulta. Fui (bem ) atendida por uma estagiaria que me perguntou coisas sobre o Diogo para fazer tempo da consulta, qd o que ela deveria ter feito era consultar o processo dele onde tem toda a informação. Naquele dia saí de lá com nada, NADA feito. Fui lá perder o meu precioso tempo e não ajudou em nada a minha vida. Enfim..... isto são desabafos de quem esta mais que farta de ir ao HSM e acabar por resolver tudo particularmente porque só o dinheiro move o mundo.

Beijinhos e desculpem qualquer coisa.

Bárbara Lopes.

26/06/2010

A introdução dos alimentos sólidos...

Para além das alterações súbitas e inexplicáveis dos valores da fenilalanina, os sólidos, são o problema que mais me preocupa neste momento.  Estou a ter imensas dificuldades com a introdução de alimentos sólidos e não sei muito bem o que fazer. O pão, olha para ele com um ar curioso e afasta-o delicadamente, "Obrigado Mãe, mas não me parece que vá gostar...", as bolachas já vai mordiscando e desfazendo uns bocaditos na boca formando aquelas pastas (repugnantes) que se colam a qualquer coisa, mas é só para brincar. As sopas, se estão mais encorpadas e com bocados sólidos, é vómito quase certo e recusa garantida. Gosta de roer bocados de maçã crua ou pêra, e demonstra muita curiosidade por tudo quanto nós comemos em particular a fruta. Adora chupar bocadinhos de meloa e detestou os morangos. Ando a ver o caso muito mal parado e não vejo avanços. Doses inesgotáveis de paciência? Sim, claro.

20/06/2010

Lançamento da Tabela dos Alimentos para consulta gratuita online

Tabela dos Alimentos
  É uma referência nacional para a composição dos alimentos consumidos em Portugal, disponibilizando dados referentes a Energia, Macroconstituintes, Ácidos Gordos, Colesterol, Vitaminas e Minerais em alimentos crus, cozinhados e processados, sendo possível, a partir de agora, a sua consulta gratuita online.
A Tabela de Composição dos Alimentos (TCA) está disponível no site do INSA, podendo a pesquisa ser efectuada por Palavra-Chave, grupo de alimentos, componentes ou por ordem alfabética.
A ferramenta, agora disponível, permite a qualquer pessoa localizar, com facilidade, alimentos do seu interesse e os componentes considerados prioritários pelas autoridades mundiais. Para conhecer a composição nutricional dos alimentos, por exemplo em energia, colesterol, vitamina C, sódio ou ferro os componentes são referidos a 100 g de alimento edível (parte comestível) com excepção das bebidas alcoólicas, reportados a 100 ml. A pesquisa por componentes permite, também, encontrar os alimentos mais ricos num determinado nutriente (ex. mais ricos em vitamina C ou cálcio).
Ao disponibilizar esta informação, e de forma gratuita, o INSA contribui para uma maior literacia em saúde e, consequentemente, uma população mais informada, condições essenciais para a promoção da saúde e a prevenção de doenças associadas à alimentação.
Sobre a Tabela e os dados apresentados
A TCA foi publicada em 2006 e apresenta os teores dos componentes que provêm da compilação de dados de diversas fontes tais como, estudos analíticos realizados pelos Laboratórios do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR), publicações científicas, outras Tabelas e, para alguns alimentos processados, informação retirada dos respectivos rótulos. A Tabela contém ainda dados obtidos por cálculo, caso das receitas e de valores de nutrientes para os quais não se dispunha de informação (valores omissos).

Consultar a Tabela da Composição de Alimentos

Newsletter do INSA nº41 de 18 de Junho de 2010

A Tapioca naTabela de Alimentos do INSA

E agora, vamos fazer uma consulta online na Tabela de Alimentos do INSA!  
Viva! Já está disponivel online!


Ficamos a saber, entre outras coisas, que a tapioca é  constituída por 99% de hidratos de carbono e uma boa fonte de fibra alimentar....

Macroconstituintes

Componentespor 100 g*por porçãoFonte
Água, g 10,6 Fonte
Proteína, g 0,3 Fonte
Gordura total, g 0,2 Fonte
Total de Hidratos de Carbono disponíveis, g 87,5 Fonte
Total de Hidratos de Carbono expresso em monossacáridos, g 96,2 Fonte
Mono+dissacáridos, g 0,9 Fonte
Ácidos orgânicos, g 0 Fonte
Álcool, g 0 Fonte
Amido, g 86,6 Fonte
Oligossacáridos, g 0 Fonte
Fibra alimentar, g 1,7 Fonte

19/06/2010

Espinafres salteados com cogumelos

Ingredientes:
· 1 molho de espinafres
· 200g de cogumelos fresco laminados
· 2 dentes de alho
· 0,5dl de azeite
· Sal q.b.

Preparação: Escolha e lave os espinafres.Lave os cogumelos.Coza-os em água temperada com sal durante 5 minutos, e escorra-os bem.Numa frigideira leve ao lume o azeite e os alhos, deixe refogar sem queimar.Junte os cogumelos e deixe-os fritar.Depois de os cogumelos perderem a água, junte os espinafres e deixe saltear bem.Este acompanhamento é muito saudável e nutritivo e poder acompanhar pratos de massas.



mais uma vez : http://www.saborintenso.com/f96/espinafres-salteados-cogumelos-144/

Taças Bicolor de Frutos Vermelhos

(Esta receita não foi elaborada por mim, foi retirada de um site de receitas de culinaria, mais abaixo eu vou postar o link... Originalmente esta receita levava natas light as quais eu mudei para normais, eu vou exprimentar fazer e sugiro que tentem tambem^^)

Receita de Taças Bicolor de Frutos Vermelhos

Ingredientes para 4 taças:
Frutos vermelhos variados q.b. (framboesas, morangos, cerejas, amoras, etc...)
2 saquetas de gelatina de morango (gelly-já)
6 dl de água a ferver
200 ml de natas

Preparação: Deite no fundo das taças alguns frutos vermelhos variados. Dilua 1 saqueta de Gelly-Já de morango em 3 dl de água a ferver. Deite um pouco sobre os frutos vermelhos e junte ao restante as natas.Misture bem e distribua pelas taças. Coloque os restantes frutos vermelhos por cima e reserve alguns para decorar.Dilua a outra saqueta nos 3dl de água a ferver, misture bem e distrubua pelas taças. Decore a gosto e leve ao frigorífico até servir.

Fonte: http://www.saborintenso.com/f82/tacas-bicolor-frutos-vermelhos-6572/

17/06/2010

Porque Só Nós Somos Especiais♥ 

Um blog da família Metabólica, a seguir atentamente. Muitos parabéns e um beijinho para a Micaela!

04/06/2010

Farinha de Tapioca

Hoje não resisti à bela caixa com ar antigo e comprei uma embalagem de farinha de tapioca em granulado ( desculpem não é mandioca, mas sim tapioca) para ver se inventava alguma coisa que sirva a um pequeno pku. Agora não sei que lhe faça, alguma boa sugestão? Agradeço.