People who are different change the world

20/03/2020

Covid -19_ 6 passos +1 para uma alimentação saudável hipoproteica em tempos de pandemia

E porque não adaptarmos os bons conselhos da DGS à nossa realidade? Afinal, nós somos mestres em gerir os alimentos hipoproteicos e agora o desafio mais premente é gerir a despensa. Sim porque a nossa despensa é muito mais dificil de abastecer do que as outras. E este é um facto incontornável. A quem ainda não tinha passado pela cabeça que em situações de emergência teriamos trabalhos dobrados? Vamos ter que apelar a uma enorme racionalidade e recorrer às nossas redes sempre que for preciso.
  1. Coma fruta e hortícolas. Coma, pelo menos, sopa de hortícolas ao almoço e jantar e 2 peças de fruta. Dentro do grupo das frutas e hortícolas opte por aqueles com maior durabilidade e os produtos congelados também podem ser uma boa opção, uma vez que as suas propriedades nutricionais são mantida
  2. Beba água ao longo do dia e sem açúcar. Manter um bom estado de hidratação é essencial, vá bebendo água ao longo do dia. Beba por dia 1,5 a 1,9L de água (8 copos de água). - perfeito, é a nossa cara!
  3.  Aproveite para recuperar as embalagens que estão a chegar ao fim do prazo e experimente todos aqueles produtos que anda há muito tempo para experimentar e que nunca tem tempo! . A gestão racional da despensa  pode e deve ser uma oportunidade para fazer novas descobertas.
  4.  Mantenha a rotina das refeições diárias, evitando snacks com excesso de açúcar e sal ao longo do dia. Que este período em que está mais por casa, não seja um estímulo ao consumo de alimentos com elevada densidade energética e baixo valor nutricional. Para os snacks escolha opções mais saudáveis. 
  5. Aproveite esta oportunidade e cozinhe saudável com os seus filhos. Neste período por casa, há oportunidades que se criam. Use o seu tempo livre para ensinar os mais novos a cozinhar de forma saudável. 
  6. Faça uma alimentação completa, variada e equilibrada, seguindo os princípios da Roda dos Alimentos Hipoproteicos. Coma alimentos de grande grupo da roda e beba água diariamente. Coma em maior quantidade os grupos com maior dimensão e em menor quantidade os grupos mais pequenos. E vá variando diariamente e ao longo do dia, consumindo alimentos diferentes dentro de cada grupo da roda. Diversifique.
  7. Seja criativo. Acrescento um último ponto obrigatório. Siga as sugestões da nossa Super Chef Paula Viegas no instagram pku à mesa. Tem um cardápio com estrelas Michelin, preparado com todo o amor e engenho para os nosso picatchus metabólicos. Também podem explorar as nossas sugestões culinárias do blogue, na barra mesmo aqui do lado direito. São fruto do contributo de todos ao longo de uma década. Sim, leram bem, uma década de Pku + metabolicas. Uau!
Vamos ser mais felizes, mesmo em tempo de guerra ao virús!
Abraços metabólicos

3 comentários:

  1. Eu todos dias faço batidos para ter imunidade alta faço batido de couve lombarda e limão e mel, por vezes meto laranja e gengibre

    ResponderEliminar
  2. E como muito vegetais e bebo 3litros por.dia água para aquecer brimcar com virus vai calice de licor café kkkk temos ser nós brimcar com situação dificil estamos todos a passar, como brinquei situações menos boas como cancro e septicemias tive internada foram muitas septicemias como digo somos nós brincamos com doença como brincamos bom senso com estwe momento menos bom tudo vai ficar bem pku

    ResponderEliminar
  3. Querida Patricia,
    Fazes muito bem em reforçar a imunidade através da alimentação e também em manter o sentido de humor! Esperemos que tudo isto passe depressa.
    Saúde e beijinhos virtuais.

    ResponderEliminar