People who are different change the world

14/05/2009

A Festa dos 8 anos da Mafalda

A nossa filha Mafalda sofre de uma doença metabólica, com o palavrão 3-Hidroxi-3 Metilglutárica, que para os entendidos e, resumidamente, é uma acidúria orgânica.

No passado dia 27 de Abril fez 8 anos. Como era uma 2ª feira, não fizemos nada, a não ser um bolo para levar para a escola. Na 5ª feira, véspera do feriado do 1 de Maio, vimos que muitos dos amiguinhos e primos com quem se dá mais, não tinham ido para fora no fim-de-semana comprido.

Resolvemos então, na véspera, fazer a festa dos anos cá em casa, na "selva atlântica" que num instante virou um belo jardinzito arranjado à pressão pela grande equipa de jardineiros M César & César. Deixaram-no num brinquinho! Metemos mão-à-obra na cozinha durante a noite e fizémos uma espectacular festa de anos SÓ COM PRODUTOS HIPOPROTEICOS! Eram 14 crianças.

E a ementa eu passo a explicar, para dar também o exemplo a todos vocês que têm filhos com problemas metabólicos:
Pão: om a preciosa ajuda da máquina Bimby, fizeram-se 2 pães de forma tão fofinhos, tão fofinhos, que ninguém notou que eram de farinha especial! Aparámos as fatias do pão (usando só a côdea) e barrámos umas com maionese, outras com doce e outras ainda com goiabada e marmelada.
Bolos e bolinhos: Fizémos uma tarte de maçã deliciosa, novamente com a ajuda da Bimby. Da massa que sobrou, fizémos pequenos bolinhos em formas que enchemos com puré de maçã e enfeitámos com chantilly e morangos. Uma delícia.
O bolo de anos era o de pacote, de chocolate, e foi enfeitado com um glacé de açúcar, também da Bimby, e com vários corantes líquidos, misurámos no glecé e enfeitámos o bolo.
Rochedos de chocolate: Com os bonbons de chocolate, os Choquitos, derretemo-los na Bimby, misturámos manteiga, deixámos arrefecer um pouco e adicionámos os corn-flakes especiais. Misturámos tudo e formámos pequenos montinhos que foram ao frigorífico para endurecerem. Maravilhosos! E que aspecto tão giro que tinham...
Gelados: Fizémos o gelado de morango rápido de pacote e um outro na Bimby de limão. Óptimos.
Tudo acompanhado de muitos rebuçados e bebidas e os miúdos adoraram.

A festa durou quase até às 8 da noite. Fizeram-se os jogos das cadeiras e do lenço, a corda de saltar, e muitos joguinhos com brinquedos da loja dos chineses comprados no dia anterior, como canas para pescar peixinhos, pistolas de argolas, raquetes de ténis e badmington, etc.
Valeu a pena tudo isto. A Mafalda adorou e os amiguinhos também. E quando fizerem a festa de anos dos vossos filhos, vale a pena tentar fazer só com produtos que eles podem comer...
É o dia DELES! E eles merecem!
Isabel e Manuel

5 comentários:

  1. Parabéns para a Mafalda e para os pais! Deve ter sido uma empreitada e pêras preparar tantas coisas deliciosas para 14? crianças! Estou encantada e desejando seguir o exemplo quando chegar a minha hora, ou seja quando o meu João crescer o suficiente para tal, por ora fico-me pelas papas...Uma festa radicalmente hipoproteica, acho fantástico e a chave deve ser mesmo a imaginação e dedicação amorosa dos papás, ora se vocês conseguem,...eu também!

    ResponderEliminar
  2. Só faltam as photos das iguarias para nos deixar, ainda com mais água na boca!

    ResponderEliminar
  3. Até eu fiquei com água na boca, acreditem... é engraçado perceber como a restrição pode servir de inspiração para a criatividade, gerando novas receitas que podem ser deliciosas mesmo para "não hipoproteicos" :)

    Sophia, quando chegar a hora, faço questão de fazer parte da equipa culinária...desafia-me para preparar alguma iguaria para a festa do João, deixa-me surpreender-te(me)!!!

    ResponderEliminar
  4. Desculpem, as fotografias seguem dentro de momentos!!!

    ResponderEliminar
  5. queria a receita de rochedos de chocolate na bimby !

    manda por mail cati.c.costa@gmail.com

    ResponderEliminar