People who are different change the world

02/11/2018

A escola e o refeitório - A primeira semana do João

Cumpri esta semana um dos meus objectivos do ano, a participação plena do João nas refeições da escola. O meu menino da lancheira vê a partir desta semana a sua lancheira muito diminuída pois a partir de agora vai comer a sopa da escola, a salada e a fruta. A não ser que a sopa seja de feijão, ou grão ou que tenha massa.
O João Pku, agora com 9 anos e no 5ª ano do liceu, entra na fila do refeitório com os amigos da turma, passa o cartão carregado de refeições, agarra no tabuleiro como os outros, nos talheres, no copo, as funcionárias servem-lhe uma malga em aço inox cheia de sopa,  um prato com muita salada e uma peça de fruta.
-Mãe, a fruta é horrível, manda-me fruta de casa!
- Não quero saber, tiras uma peça de fruta como os outros. Se não te apetecer, guardas e comes no lanche.
Ninguém sonha a felicidade que me provocam estas reclamações! Hoje mandei-lhe na lancheira, uma caixinha cheia de melão, duas mini-bôlas de legumes para completar o prato e os lanches, claro.
Com a professora responsável pelo refeitório, pude conhecer as senhoras que servem as refeições, apresentar o João, ensiná-lo a usar o microondas da escola, explicar brevemente as limitações do plano alimentar. A professora, que por acaso se chama Juliana ( um nome perfeito para tratar destes assuntos!), demonstrou grande sensibilidade relativamente à doença do João, e contou-me que também tem na sua família directa um caso de doenças hereditárias de transmissão genética. Somos muitos os Raros! Tenho que sublinhar o tratamento VIP que foi dado ao João por esta escola que afinal me está surpreender tão agradavelmente. Para simplificar o quadro do João, colocou-o na lista dos vegetarianos, o que me pareceu bem, apesar dos riscos.
Saí da escola depois de ter comprado as primeiras refeições do João, com creme de cenoura para quarta-feira e caldo verde para o dia de hoje. João, não comes a rodela de chouriço!
O panelão de sopa tinha óptimo aspecto, a mega taça de salada cheia das cores preferidas do João, couve roxa (yupiii!) beterraba (espectáculo!), tomate e sei lá mais o quê!
E a cereja no topo do bolo, cruzei-me com as funcionárias do refeitório agora de manhã e para meu espanto quando as cumprimentei e agradeci as atenções com o João, responderam-me as duas;
_ Mãe, não se preocupe, ele é como se fosse nosso filho, vamos preparar a salada à parte e servir a sopa com a malga cheia. Nós somos mães e sabemos como é a vida.

Hoje o meu coração está cheio de alegria e gratidão por tudo isto e quero partilhar convosco esta esperança no futuro e no presente.
Não posso deixar de referir que estas duas senhoras amorosas, vou jurar que são caboverdeanas de origem, com a expressão mais simples e natural de maezonas, me deram uma lição de humildade e amor ao próximo.
Há esperança enquanto houver humanidade nos nossos corações.
Sophia

11 comentários:

  1. É de lagrimas nos olhos e de coração cheio que leio o seu testemunho. Muito obrigada por estas partilhas. Ao conhecer o percurso dos mais velhos, este coração ainda muito apertado, fica um pouco mais leve. Muitos parabens para si e para o João que é um filho fantastico. Uma caminhda feliz, João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melina, obrigada! Há esperança para nós, graças a Deus! E se há para nós há para todos. Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. Fantástico !!!
    Enorme felicidade!!!
    Desejo que corra tudo bem e que venham mais mudanças positivas.
    Beijinhos dos amigos Mutabólicos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sónia
      Obrigada e muitos beijinhos e saudades para ti e para a princesa Iny
      Há sempre esperança se acreditarmos

      Eliminar
  3. Oi mama isso è exelente eu no meu percurso de vida nunca comi numa cantina ainda bem que as coisas estao a mudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Julieta
      Temos que ser combativas e nunca desistir!
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  4. Olá Sofia , como é bom ler isto e saber que as escolas estão preparadas para atender nossos filhos , o meu ainda está na pré mas sou eu que tenho que levar a comida inclusive a sopa pois onde ele está não há cozinha,eu tenho uma dúvida Sofia é você que pede pra a escola fazer a sopa ou eles tem que fazer porque são obrigados? Esclarece me isto sff pois na escola que ele vai pro 1 ano também não ha cozinha não sei o que devo fazer.obrigada bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria
      O meu conselho é que fale com a escola. Que fale com a educadora, que explique muito bem a condição do seu menino. O sistema, eve variar consoante o tipo de escola, pública ou privada. A nossa questão fundamental, prende-se não tanto com a "obrigação" mas sim com a segurança dos nossos filhos. Eu leio a ementa com antecipação e marco as refeições como as outras mães e pais. Nós também temos que nos adaptar ao sistema. Durante os primeiros 4 anos de escola do meu filho eu mandei a alimentação toda de casa porque não havia cozinha na escola e as refeições embaladas não me ofereciam confiança.

      Boa sorte.
      Bjs

      Eliminar
  5. Mas que maravilha..... fico feliz por João ter “vencido” mais uma etapa. Eu realmente sou uma sortuda, nunca fiz comida para a Núria levar para a creche nem para a pré! Gostava que todos pudessem usufruir desta sorte..... bjos a todos

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Sandra! É bom partilhar a nossa felicidade e demonstrar que podemos conseguir adaptar. Não quer partilhar também a sua experiência? Fiquei muito curiosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Sophia,
    Eu não tenho muito para dizer mas aqui vai:
    A Núria entrou para a creche com 6 meses. Falei com toda a equipa ( educadora e auxiliares ) e dei uma pequena “formação” do que era fenilcetonuria e sobre o mundo das partes. A cozinheira disse logo que não podia fazer comida a Núria pq tinha o lar, creche, domicílios..... eu bati o pé e encontrei pessoas fantásticas! A própria educadora e duas auxiliares inicialmente disseram que faziam a comida a Núria. Correu sempre bem.....
    Aos 3 anos tive que procurar uma pré porque onde a Núria estava só havia creche. Tinha boas referências de uma pré que não era na mh freguesia mas que não ficava mt longe da minha residência. Fui falar com a junta e eles pediram reunião com a responsável do restaurante que fornecia os almoços a pré e primária. Quando falei da Núria, a responsável ficou sempre muito atenta e no fim colocou várias questões. À resposta nao podia ter sido melhor: “estou pronta para este novo desafio, vou aprender muito com ela! Traga os produtos e toda a informação que tiver para eu estudar e voltamos a falar em breve”. Passado uns dias, tinha já ementas feitas através de pesquisas e disse logo que a Núria iria ter sempre o mais idêntico possível aos amigos. Dito e feito! Estou descansada até ao 4 ano! Depois logo se vê..... ah este restaurante faz ( se necessário) comida para qualquer PKU se for avisado. Basta ligar e avisar que há uma criança como a Núria. Restaurante no concelho de Pombal!

    ResponderEliminar