People who are different change the world

04/12/2017

Azevias de batata doce


Um dos doces de Natal que mais gostamos em família são as azevias (é o doce favorito da minha irmã, somos uma família de gulosos :)). Já andava há algum tempo a magicar numa versão hipoproteica desta receita, para neste Natal ter mais uma coisa para partilhar com o Vasco.
O recheio de batata doce é relativamente pacífico, o problema era encontrar uma receita de massa  elástica o suficiente para tender e moldar em pastel e aguentar a fritura.

Por vezes ando a pensar em como fazer determinada receita durante semanas a fio e um belo dia, surge a peça que falta e o puzzle fica completo.
E a peça que faltava ao meu puzzle chama-se Ana Sofia, uma querida amiga e mãe "metabólica", que me passou uma receita de massa que tinha usado nuns pastéis fritos e que me pareceu mesmo adequada para as minhas azevias.
Mas antes de experimentar a receita dela, ainda tentei, teimosamente, fazer uma versão das azevias adaptada do livro "Cozinha Tradicional Portuguesa", da Maria de Lurdes Modesto, para mim a autoridade máxima da culinária nacional. Mas a receita adaptada não resultou (chuif).  
Experimentei então a receita da Ana Sofia, com umas pequenas alterações de ingredientes: usei banha+ manteiga em substituição da margarina e acrescentei aguardente, ingredientes que constavam na receita original do livro que refiro acima da minha mentora culinária :)

E a receita final é a seguinte:
Para a massa: 100g de farinha de milho, 100g de farinha Loprofin, 4 dl de água, 1 colher de sopa de aguardente, 1 colher de sopa de banha, 1 colher de sopa de manteiga, sal
Misture as farinhas num recipiente. Leve a água ao lume com a manteiga, banha e uma pitada de sal até ferver. Deite a aguardente na misture de farinha e de seguida a água acabada de ferver aos poucos e amassando até obter uma massa coesa e elástica (provavelmente não será necessária a água toda). Amasse bem e deixe arrefecer totalmente.
Massa pronta
Entretanto prepare o recheio misturando cerca de 150g de puré de batata doce laranja com raspa de 1 laranja, 2 colheres de sopa de açúcar (ou mais a gosto) e uma colher de chá rasa de canela. Reserve.
Tenda a massa, coloque uma colher de chá de recheio e corte em formato de "rissol" ou em triângulos.

Frite em óleo bem quente, escorra em papel absorvente por uns segundos e passe as azevias ainda quentes por açúcar amarelo misturado com canela. E estão prontas.

Boas e doces festas para todos!

Paula Viegas

3 comentários:

  1. Qual a Quantidade de aminoácidos em 100 g de farinha de milho???

    ResponderEliminar
  2. Eu só contabilizo a fenilalanina. De acordo com a tabela da fenilcetonúria, 100g de farinha de milho têm cerca de 30mg de fenilalanina.

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha Chef Paula!
    Só fazes Bom e Bonito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar