People who are different change the world

27/07/2017

Bolas de Berlim (que também podem ser donuts)

Bola de berlim recheada com "nutella"
Acho que metade das minhas boas memórias de infância tem a ver com comida, mas precisamente a que a minha mãe fazia e a que comprava. Nesta segunda categoria, lembro-me perfeitamente, num período da minha infância, que ao fim de semana ela me perguntava qual o bolo que queria para pequeno almoço e eu invariavelmente escolhia a bola de berlim. E assim foi durante muitos e bons fins de semana.
Actualmente é muito raro comer bola de berlim (foram muitos anos ahahaah), mas há um período do ano e um lugar em que uma bola de berlim é obrigatória, no verão e na praia.
E obviamente que não poderia privar o meu pequeno Vasco de uma experiência tão saborosa.
E mais uma vez lá experimentei algumas receitas para ver qual a que mais se aproximaria do original.
A receita que melhor resultado produz e que o Vasco mais gosta é a que vos trago hoje. Não vos vou dizer que a massa é igual à da original, mas aproxima-se bastante.
Assim, e porque todos as crianças e adultos têm direito à sua bola de berlim, aqui vai a receita:

Ingredientes

  • 500g de farinha Loprofin
  • Saqueta de fermento que vem na embalagem
  • 60g de açucar amarelo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 100ml de oléo
  • 400ml de água morna
  • farinha qb para moldar
  • óleo para fritar

Coloque a farinha, o fermento, o sal e o açúcar num recipiente e misture bem. Deite o óleo e a água ao mesmo tempo e bata com a batedeira durante cerca de 1-2m. Inicialmente vai ficar uma mistura muito liquida mas depois fica mais espessa e lisa.
Unte com óleo um tabuleiro e coloque película aderente também untada com óleo.
Enfarinhe bem as mãos e retire pedaços da massa (a massa fica muito mole e é difícil de moldar) e molde em formato de bola ou donut. Coloque no tabuleiro e cubra com mais uma folha de película aderente untada com óleo. Deixe levedar por cerca de 1 hora.


Depois de levedar, aqueça numa frigideira funda quantidade suficiente de óleo.
Retire as bolas e os donuts do tabuleiro e frite em óleo bem quente. A massa irá continuar mole e se não conseguir retirar sem estragar o formato, não tem problema é uma questão de lhe dar forma novamente e colocar na frigideira. Frite até dourar.

Depois de fritas, escorra em papel absorvente e passe por açúcar amarelo e canela ou recheie com doce ou com creme de pasteleiro ou de chocolate.   

Com açúcar e canela

Disfarçada de donut
As que não forem para ser consumidas no dia, podem ser congeladas depois de fritas mas sem qualquer revestimento ou recheio (o que dá muito jeito para levar para férias). Para descongelar basta levar ao microondas durante cerca de 30s na potência máxima. Deixar arrefecer e passar por açúcar ou rechear.

Bom apetite e boa praia!

Paula Viegas

Sem comentários:

Enviar um comentário