People who are different change the world

04/05/2016

Hambúrgueres deliciosos

Para mim são 2 hamburgueres s.f.f. (refeição da minha semana hipoproteica)
Perdoem-me a falta de modéstia do título da receita, mas o que é que eu posso dizer, para nós são mesmo deliciosos e o Vasco aderiu a eles logo à primeira. São também estes os hambúrgueres que fizeram parte da minha ementa por ocasião da semana hipoproteica em jeito de homenagem ao Dia Internacional da PKU (foto acima).

É curioso ver que ao longo do tempo fui variando a receita de hambúrgueres base do Vasco.
A primeira que fiz, e que recomendo para os mais pequeninos, foram os baby burgueres de batata doce (que publiquei aqui http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2011/11/baby-burguers.html).
Depois abandonei a versão baby e passei a fazer com base na receita de rolo de legumes (publiquei aqui http://pkumetabolicas.blogspot.pt/2012/02/rolo-de-legumes.html).
Ainda uso, por ora, esta última receita para o rolo de legumes.

E a receita actual dos hambúrgueres do Vasco baseia-se então numa receita de almôndegas veganas que retirei deste website http://chefchloe.com/recipes/entrees/meatball-sliders.html e que me pareceu logo ideal para hambúrgueres.
E aqui está ela:

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média picada (cerca de 130g - 35mg de phe)
1 tabuleiro de 250g de cogumelos portobello ou marron (retire o pé e pese os cogumelos, no meu caso pesam cerca de 220g, consoante o peso calcule as partes. Pique grosseiramente os cogumelos).
2 dentes de alho picados (cerca de 10g - 20mg phe)
1 chávena e meia de arroz comum cozinhado e frio (pode também ser uma mistura de arroz hipo e arroz comum no máximo em partes iguais, não aconselho que seja só arroz hipo porque este não dá sabor à mistura. Cerca de 138g - 153mg de phe)
1/2 chávena de pão hipoproteico em migalhas (o que preferir, não substituir por pão ralado)
1/4 de chávena de farinha hipoproteica
sal a gosto
uma pitada de tomilho
1/4 de colher de chá de colorau

Refogue a cebola com os cogumelos no azeite até perder todo o liquido e dourar. Adicione o alho picado e refogue por mais uns minutos. Tempere com sal e deixe arrefecer ligeiramente.
Deite a mistura refogada na bimby ou num processador de alimentos e junte todos os restantes ingredientes, Triture (na Bimby alterne entre a velocidade 3-5) até formar uma pasta, mas não triture demais para ter alguma consistência.
Transfira a mistura para uma taça e acerte o sal se necessário.
Molde os hambúrgueres com as mãos humedecidas. A quantidade vai depender do tamanho dos hambúrgueres pretendidos. Frite os hambúrgueres num pouco de margarina e sirva bem quentinhos. Congele os que não usar.

Hambúrguer, batata frita, salada mista e puré de couve flor
Bom apetite!
Beijinhos
Paula Viegas

1 comentário:

  1. Grande chefa,
    Nunca fiz os teus hambúrgueres, mas vou atacar a receita apenas com a pequena diferença de que me manterei exclusivamente no arroz hipoproteico. O João tem um apetite de leão e suspeito que vai adorar esta tua receita! B

    ResponderEliminar