People who are different change the world

03/02/2016

Legumes à brás

Foto da primeira vez que fiz legumes à brás para o Vasco
Julgo que esta receita não será inovadora e muitos de vós já estão familiarizados com a mesma. 
No entanto, e porque a Sophia pediu-me que publicasse a minha receita aqui no blog e para o caso daqueles que tem dúvidas quanto à forma de confecção, aqui fica a minha actual receita de legumes à brás.
Digo "actual receita" porque inicialmente apenas usava como base de legumes a cebola, a cenoura e o alho françês (foto acima). Ultimamente pensei em fazer (e fiz) esta receita para todos e achei que faltava ali mais um legume para compor o volume do prato e cortar um pouco o adocicado da cenoura e do alho francês. Couve em Juliana surgiu-me como o legume ideal para o efeito, e como na tabela da fenilcetonúria a couve coração é a que menor teor de fenilalanina tem, foi esta a eleita.
Passemos então à parte que interessa :) 

Receita de legumes à brás para toda a familia (dá para cerca de 6 doses):
Ingredientes
  • Meia couve coração pequena, cortada em Juliana;
  • Duas cenouras médias raladas no ralo grosso do ralador;
  • Um alho francês médio, cortado em meias luas
  • Uma cebola picada
  • Dois dentes de alho picados
  • Batata palha
  • Azeite, sal, pimenta 
  • Salsa picada e azeitonas pretas para servir
Base comum
Numa panela grande coloque a cebola picada, a couve, a cenoura, o alho francês e os alhos e bastante azeite. Deixe refogar até os legumes cozerem e ficarem dourados. Tempere com uma pitada de sal. 
Dose hipoproteica: Separe uma dose do preparado e coloque numa frigideira à parte. Junte batata palha, cerca de 25g. Leve ao lume e junte 1 a 2 colheres de sopa de molho bechamel hipoproteico (ver receita abaixo) previamente preparado, e envolva na mistura até ficar com uma consistência cremosa (igual à que daria o ovo). 

Para as restantes doses: 
No restante preparado junte também batata palha a gosto e 3 ovos batidos (para acrescentar alguma proteína ao prato). Leve ao lume até cozinhar os ovos.
Sirva com salsa picada e azeitonas pretas (eu adoro com bastante pimenta ehehehe).

Nota: Molho béchamel hipoproteico:
Derreter uma colher de sopa de manteiga, juntar um colher de sopa rasa de farinha hipoproteica e envolver. Juntar 2dl de leite hipoproteico e ferver até engrossar. Está pronto a usar. Na minha opinião o molho bechamel é o ideal para finalizar a receita. 
Como última solução de recurso, caso não tenha bechamel, misture 0.5dl de leite hipoproteico com 1 colher de chá de farinha hipoproteica e deite 2-3 colheres desta mistura no preparado, que o mesmo engrossa ao lume e o efeito é similar.
Hoje para o jantar legumes à brás!

1 comentário:

  1. Querida Chef,

    Muito agradeço a publicação da tua receita de ovos à Brás. Imagina que eu costumo fazer uma versão completamente diferente, utilizo os chamados "ovos secos" do João, ou seja a mistura prepreparada dos ovos que não dispenso no frigorífico, e lá está, é um dos pratos preferidos do meu menino. Irei experimentar o bechamel hipo e te direi a apreciação, que estou certa que será boa. Tenho dúvidas quanto ao alho, se calhar não vou usar.

    Beijinhos for all
    Sophia

    ResponderEliminar