People who are different change the world

26/06/2014

O Desafio : Uma semana de alimentação Hipoproteica Pku

E se fizéssemos um experiência, mais ou menos radical, e experimentássemos na pele a alimentação dos nossos filhos? Um grupo de dietistas inglesas ligadas à NSPKU vai fazê-lo, tomando os substitutos proteicos, e alimentando-se exclusivamente de comida hipoproteica. Esta fantástica experiência poderia ser adaptada de forma amadora por nós próprias. No meu entender é  muito complicado enveredar pela toma dos aminoácidos como este grupo vai fazer, mas poderíamos assumir o lado da alimentação hipoproteica em exclusivo e experimentar na pele o que é ter uma dieta altamente restritiva em proteínas cingindo-nos aos alimentos que lhes damos diariamente e nunca ultrapassando esta regra.  Só os alimentos hipoproteicos, as frutas e vegetais autorizados nas Tabelas dos nossos filhos poderiam entrar no prato e só! 
Uma das lancheiras de almoço do Colégio Pku do João
 O que vos parece? Esquecer o pão, a carne, os ovos, o peixe, o arroz ( no meu caso, não entra na dieta do meu filho), esquecer as leguminosas, esquecer a charcutaria tradicional, esquecer as pastelarias, esquecer os gelados cremosos, esquecer os chocolates, os pastéis de nata e bravamente, espartanamente comer como eles.
O desafio seria para começar dia 28 de Junho, como o da NSPKU, porque ao que parece, é o dia internacional da Pku, mas podemos adiar uns dias até termos as regras completamente definidas. 

Ficam algumas perguntas importantes que quero ponderar convosco :
1-Quantidades,  Fazemos uma proporção ao peso do individuo, ficamos restritas a uma dieta igualzinha à deles nas quantidades, ou  comemos uma quantidade superior mais adequada a um adulto? 
2- Os substitutos proteicos ou aminoácidos, na ausência deles, o que fazer? Aguentamos-nos à bronca? Tomamos leite completo em substituto das respectivas tomas ao pequeno almoço e lanche?
3- A batata, como fazer? Seguimos a dieta altamente restritiva em quantidades dos nossos filhos ou comemos batata normalmente porque faz parte da Tabela?
4- Massas e arroz: Comemos o arroz deles e as massas que são hipoproteicas, ou não? Ou comemos arroz, porque mesmo em quantidades mínimas ( arroz crú 6g=1Parte, arroz cozido 18g=1Parte), vem na Tabela autorizada?

Por favor manifestem a vossa opinião!

O que vos parece? A ideia é seguir durante 7 dias seguidos esta dieta hipoproteica e ir todos os dias publicando na página do blogue a ementa que se seguiu.
Candidatos ao desafio, procuram-se. 

Eu Sofia, Mãe do João Pku com 5 anos, estou pronta!

5 comentários:

  1. Chef Sofia, estou contigo, alinho no desafio! Quanto às tuas perguntas: 1 - Parece-me que temos de adequar as quantidades a um adulto. Vou fazer as mesmas receitas do Vasco (e se calhar umas novas), mas em quantidade superior; 2 - Eu gostaria de acrescentar os aminoácidos se não fosse impossível. Na ausência desta possibilidade não vou incluir quaisquer alimentos mais proteicos, por uma semana não me parece arriscado; 3 - Vou comer batata em quantidades restrita; 4 - Vou optar pelas massas e arroz hipoproteico. Não consigo iniciar a dieta dia 28 (já depois de amanhã...) porque preciso de planear e preparar os menús, mas talvez daqui a uma semana? O que achas? Bjs

    ResponderEliminar
  2. Querida Chef,

    Eu acho que terá que ser encontrada uma regra para as quantidades, não pode ser livre porque imagino que eles nunca terão essa liberdade. Poderiamos pensar no dobro, por exemplo? Éticamente não me parece possível incluir os aminoácidos, são dispensados para eles e não temos qualquer regra de funcionamento que nos permitisse adaptá-los, acho que por uma semana, podemos bem dispensar reforços. A batata poderia ser utilizada a mesma regra que vamos aplicar às quantidades dos outros legumes, em dobro, sugiro eu, outra vez. O arroz pertence à tabela, mas como o meu Pku, não o ingere eu também não o faria. Por mim posso começar em qualquer altura, por isso sugere tu o dia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Acho que vou duplicar aquilo que o Vasco come e excluir o arroz. Os aminoácidos é claro que estão fora de questão. Que tal começarmos dia 1 de Julho e terminar dia 7 de Julho?

    ResponderEliminar
  4. Para substituir os aminoácidos que tal os sumos hiperproteicos para atletas? Ou akelas misturas proteicas para ajudar a emagrecer, que existe no celeiro por exemplo.

    Só uma ideia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vera,
      É sim uma óptima ideia. Desta primeira vez, acho que vou fazer sem qualquer tipo de suplementos, sim porque já estou a pensar em repetir de vez em quando esta semana hipoproteica. Mas pode ser que mais adiante aproveite a tua sugestão.
      Bj
      Sofia

      Eliminar