People who are different change the world

21/02/2013

A Marmelada da minha Avó

ainda a arrefecer
O meu João passou a noite toda a vomitar, perante o meu desespero. De manhã gerou-se a discussão de sempre, o Pai a querer leva-lo imediatamente às urgências do hospital, e eu a fazer tudo para o segurar em casa. Desta vez, penso que a minha razão levou a melhor, não estava muito prostrado e coloquei-o a dieta rigorosíssima  inclusivamente de água, que é uma das questões mais difíceis de contornar. Pede-me desesperadamente água e não suporta as alternativas que lhe ofereço para ajudar a hidratar, Oral Suero e chá preto com açúcar. E o que lhe dei para ganhar forças? Fui a correr fazer duas taças da marmelada da minha Avó Lydia. Simples e maravilhosa, sei que ele adora e tem apenas marmelo cozido e açúcar. Por sorte tinha meia dúzia de marmelos em casa. Dito e feito. A regra é respeitar a proporção: Para 1 kilo de polpa de marmelo cozido e escorrido, 1,5 kilos de açúcar e o resto vai-se adivinhando, porque para não variar a receita está escrita no livro como se fosse dirigida a quem já sabe!
Ingredientes
Para as minhas duas tacinhas:
  • 0,300kg de polpa de marmelo cozida a vapor e escorrida
  • 0,450Kg de açúcar branco
Preparação
  1. Descascam-se os marmelos e limpam-se muito bem de sementes e das cartilagens mais duras.As mais jeitosas fazem geleia com este material! 
  2. Coze-se a polpa a vapor ou em muito pouca água.
  3. Pesa-se a polpa muito bem escorrida e reduz-se a puré com a varinha mágica.
  4. Junta-se o açúcar e mexe-se muito bem com uma colher de pau.
  5. Vai ao lume até ferver e ganhar ponto, mexendo sempre muito bem e continuando a mexer após retirar do lume durante mais algum tempo. Aqui voltamos ao olhómetro porque esta história dos "pontos" é para quem sabe, e eu só sei adivinhar que quando a massa começa a cair da colher com um "ar de quem já está pronta", eu desligo e em geral tem funcionado sempre muito bem com esta receita de marmelada.
  6. Deita-se em taças de vidro e deixa-se arrefecer.
Um doce muito simples, fácil de conservar e que todos podemos partilhar. Para quem faz em maiores quantidades, o ideal é colocar um bocado de papel vegetal em cima,(embebido em aguardente, para adultos) e guardar em local seco e bem ventilado. O meu João adora e fica muito feliz por todos o partilharmos em conjunto. Simples, com banana, a rechear crepes e tortas, é o que se quiser. E em caso de gastrites, é excelente!

Rico em Carotenos e Vitamina C. Rica em Potássio, Cálcio e Magnésio. Rico em hidratos de carbono e fibras.
0,3g de Proteína por 100gr de produto

1 Parte=202g

2 comentários:

  1. Que delicia de receita Chef Sofia! Gosto tanto quando temos receitas de familia que poderemos continuar a confeccionar para os nossos pequenos e assim perpetuar uma tradição! Adorei a receita e adoro marmelada. Já o Vasco é outra história...

    ResponderEliminar
  2. Querida Paula,
    É um daquelas receitas básicas que me transportam para a infância. E que são uma excelente base para a partir daqui fazer variações. O João fartou-se das marmeladas de compra muito rapidamente. Ou são doces demais, ou têm aditivos ou conservantes, não sei. O que sei é que a caseira se conserva muito bem, ficando com uma crosta deliciosa, ou que comida acabada de fazer é um excelente doce de colher, podendo acompanhar banana, ou rechear crepes.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar