People who are different change the world

03/11/2009

As Farmácias Portuguesas e a Fenilcetonúria

Estão por lá à mão de semear, pelo menos foi assim que eu as descobri enquanto esperava a minha vez na Farmácia do costume. Nunca é demais repetir e divulgar estes temas de crucial importância para todos. São dois artigos de informação geral, na revista mensal Farmácia Saúde nº155 de Agosto de 2009, publicação da anf, de distribuição gratuita.
"Teste do Pezinho, algumas gotas apenas..."
Bastam algumas gotas de sangue retirado do calcanhar do recém-nascido para o diagnóstico precoce de mais de duas dezenas de doenças graves. São doenças que têm tratamento mas que, de outra forma, não seriam detectadas a tempo.(...). pág.12 a 14
"Fenilcetonúria, uma proteína por transformar"
Sem o teste do pezinho, a fenilcetonúria pode causar atraso mental grave mas, com o diagnóstico precoce, uma dieta pode ser suficiente para a controlar. O que está em causa é uma falha na transformação de uma proteína, herdada dos pais. (...).pág. 14 a 16
Ler na íntegra aqui.

4 comentários:

  1. Olá, boa tarde.

    O meu nome é Patrícia Alves e sou jornalista do diário "i". Neste momento estou a fazer um artigo sobre a fenilcetonuria e gostava de falar com pais de crianças pequenas com esta doença. Gostava de falar com a senhora ou outro pai que seja activo neste blogue.

    Gostaria de poder contar com a vossa ajuda.O meu email é: patricia.alves@ionline.pt.

    Obrigada,
    Patrícia Alves

    ResponderEliminar
  2. Olá Sra. Patricia.
    Meu nome è Guiomar, sou avó de uma linda menina, cujo nome é ELOÁ. Nasceu em 09/06/2008. A nossa pequena é muito saudavel e muito inteligente. No entanto é portadora PKU.
    Nossa maior dificuldade tem sido com relação à variedades de alimentos. As industrias não produzem nada que seja indicado aos que tem esse tipo de restrição. Se houver algo que a Sra. possa me informar, por favor, faça-o. Gostaria de saber tambem sobre KUVAN. tenho lido sobre este medicamento mas, como sou leiga
    no assunto, preciso de orientações.Aguardo um retorno de sua parte. Grata.
    guiomargusmao@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. meu nome e jhessica tenho 18 anos sou portadora da fenilcetonuria,e gostaria de manter contato com pessoas com fenil para trocar receitas.grata.jhessicabarbosa182009@hotmail.com

    ResponderEliminar