People who are different change the world

06/10/2009

SNIPI, será que nos interessa? Tenho a certeza que sim.

O Sistema Nacional de Intervenção Precoce, cuja principal missão é garantir condições de desenvolvimento das crianças com dificuldades ou limitações, foi criado ao abrigo de um diploma hoje publicado em Diário da República.

O novo sistema vai funcionar através da actuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, com envolvimento das famílias e da comunidade.

A criação do SNIPI integra-se no âmbito do Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade 2006-2009 e visa detectar, sinalizar e garantir condições de desenvolvimento às crianças até seis anos com limitações funcionais, físicas ou com risco de grave atraso no desenvolvimento.

Segundo o diploma, quanto mais precocemente forem accionadas as intervenções e as políticas que afectam o crescimento e o desenvolvimento das capacidades humanas, mais capazes se tornam as pessoas de participar autonomamente na vida social e mais longe se pode ir na correcção das limitações funcionais de origem.

O sistema de intervenção precoce deve assentar na universalidade do acesso, na responsabilização dos técnicos e dos organismos públicos e na correspondente capacidade de resposta.

Deste modo, explica o diploma agora publicado, é crucial integrar, tão precocemente quanto possível, nas determinantes essenciais relativas à família, os serviços de saúde, as creches, os jardins-de-infância e a escola.

DN- para ler aqui

Público- para ler aqui

Decreto-Lei 281/2009 de 6 de Outubro


4 comentários:

  1. Olá Sofia. Com toda a certeza isto é um assunto de extrema importância para nós, pais de meninos com doenças metabólicas. Eu já estou a tratar da intervenção precoce do Diogo, uma vez que todos os médicos e até a Educadora da Creche, acham que o Diogo necessita de ajuda. Obrigada pela deixa e eu aconselho a todos os pais que detectem atrasos no desenvolvimento a avançarem imediantamente. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Olá Bárbara, esperemos que este Sistema Nacional de Intervenção Precoce revele ser um auxiliar importante no acompanhamento das nossas crianças e que acima de tudo, corra tudo muito bem com o teu Diogo! Bj Sofia

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia,
    Só tenho pena que este diploma não abranja crianças com mais de 6 anos... A Mafalda está com 8 e sinto que está a perder o barco... Este ano foi cortada a comparticipação por parte do SNS das terapias a que tinha direito 2 vezes por semana numa IPSS (A Liga Portuguesa dos Deficientes Motores, na Ajuda). Sinto que agora fazem mais falta do que nunca essas ajudas. Não cheguei a perceber se foi por falta do pagamento do Estado a essa IPSS ou se foi a própria Liga a ver que estava a perder dinheiro. O que é certo é que as nossas crianças ficam mais pobres... E o Estado não está minimamente preocupado em saber se estão bem ou não.
    Um abraço. Desiludido!

    ResponderEliminar
  4. Estou em estado de choque! Há que questionar as entidades responsáveis pela "cúpula", em geral é por aí que se resolvem as questões e se calhar vale a pena perceber a origem da falha, desculpe Isabel,mas este país real, é muito bonito no papel, mas quando embate na realidade revela-se um desastre. Revolta! Bj

    ResponderEliminar